Mostra itinerante resgata a cultura das comunidades litorâneas do nordeste do país a partir da visão do fotógrafo búlgaro Roumen Koynov
A CAIXA Cultural São Paulo (Sé) apresenta, a partir deste sábado (10), às 11h, a exposição "Minha Terra é o Mar", do fotógrafo Roumen Koynov, composta por 50 imagens fotográficas ampliadas, acompanhadas de recursos multimídia e testemunhos da influência do mar no modo de vida das comunidades cearenses, pernambucanas e baianas. Com produção da Manifesta Arte e Cultura e patrocínio da Caixa Econômica Federal, a exposição permanece até 6 de maio, com entrada franca.
Com curadoria de Soraya Vanini, o objetivo da mostra é apresentar a cultura do homem litorâneo do nordeste brasileiro, resultado da miscigenação das etnias indígena, negra e branca; e articular seu legado, fruto da estreita relação com o mar, à formação do ethos do homem brasileiro.
Como exercício estético, o fotógrafo apresenta, em São Paulo , uma instalação inédita, mediando novos encontros contemplativos com o público, com a projeção de fotos em uma vela de jangada no hall de entrada do CAIXA Cultural.
Sobre Roumen Koynov:
O fotógrafo nasceu na Bulgária, em 1964. Depois de terminar seus estudos na área de Engenharia de Instrumentos Óticos, na Universidade Técnica de Sofia, mudou-se para Plovdiv, centro cultural do país, onde começou a se destacar como fotógrafo profissional. Nos anos 1990, trabalhou como fotógrafo para inúmeras agências e instituições culturais, nos países europeus.
Em 2000, mudou-se para o Brasil e radicou-se em Manaus, passando a registrar as paisagens da Amazônia brasileira. Aqui, sua obra participou de inúmeras bienais, exposições individuais e coletivas, com destaque para o trabalho "Waterland – Images from Amazon", exposição individual realizada na Alemanha, Bulgária, França e Brasil.
Em 2007 começou sua pesquisa junto às comunidades litorâneas do nordeste, com o registro de mais de 30 comunidades. Paralelo aos trabalhos de pesquisa de campo, Roumen atua como fotógrafo para diversas revistas e instituições culturais, nacionais e internacionais.
Serviço:
Exposição Minha Terra é o Mar
Abertura para convidados e imprensa: 10 de março de 2012 (sábado) às 11h
Visitação: de 10 de março a 6 de maio de 2012
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário