domingo, 31 de agosto de 2014

Setembro no TUCA


 
O mês de setembro começa com os mais diversos vários gêneros no Tuca. Vai ter drama, comédia, música, dança e a magia do universo infantil.
 
 

 COMÉDIA MUSICAL
 
“Lets Duet – Homenagem a Malitchewsky”
estreia no dia 3 de setembro no teatro Tucarena
Comédia musical interpretada por Daniel Tauszig e Leonardo Padovani
 permanece em cartaz todas as quartas-feiras até o dia 26 de novembro

Estreia no próximo dia 03 de setembro, no Tucarena, o espetáculo teatral que mistura música e humor. Dirigida por Gustavo Miranda, “Let´s Duet - Homenagem a Malitchewsky" será apresentada durante todas as quartas-feiras dentre os meses de setembro a novembro, sempre às 21h. Os ingressos custam R$ 40,00 (meia R$ 20,00) e começam a ser vendidos no dia 19 de agosto, na bilheteria do Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024) ou pelo sistema de venda de ingressos: Ingresso Rápido.
Criar um espetáculo onde música e humor se misturam já era um sonho antigo de Daniel Tauszig e Leonardo Padovani. Trabalhando juntos há aproximadamente seis anos, os dois músicos criaram uma grande parceria, tocando em diversos lugares e situações. Em muitas delas, como todo artista, a dupla precisava usar a criatividade para contornar problemas que surgiam, como questões técnicas, ou pedidos inusitados para tocar músicas POP no estilo erudito. Esses momentos, cotidianos de um músico, foram a grande fonte de inspiração para a criação de um embrião do espetáculo “Let’s Duet – Homenagem a Malitchewsky”. Por terem uma influência da música erudita e POP, Tauszig e Padovani perceberam que poderiam brincar com essas linguagens.
A peça é uma homenagem ao ilustre maestro Dobromier Malitchewsky, que faleceu recentemente em um misterioso assassinato. Interpretando obras originais de Malitchewsky e outros sucessos da música mundial, Let´s Duet é um espetáculo para ver, ouvir e rir. 
“Let’s Duet – Homenagem a Malitchewsky” esteve recentemente numa temporada de dois meses no ‘Espaço dos Parlapatões’ e o grande sucesso gerou o convite para que uma nova temporada fosse realizada, agora no teatro Tucarena

CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DA PEÇA:

O sarcasmo e a paródia: a peça claramente brinca com elementos sarcásticos nos textos do narrador, assim como na letra das músicas. As paródias musicais aparecem como outro tipo de sarcasmo, já que dentro do universo do Let´s Duet tudo é absolutamente “sério”. Os personagens não pretendem de jeito nenhum serem engraçados, mas suas ações fazem à plateia rir. 
Humor negro: as cinzas do maestro homenageado no palco logo são jogadas no meio de uma dança e uma música contemporânea sem sentido; as mãos cheias de sangue dos músicos; a loucura de Padovani disparando sua arma sem controle; a interação do narrador com a plateia insultando-a; as composições patéticas de Malitchewsky, etc. São apenas alguns exemplos de como este espetáculo ri da morte, dos próprios músicos e até do público.  
O palhaço branco: Tauszig e Padovani são dois músicos inexpressivos que conseguem expressar tudo o que a plateia precisa para rir e entender dentro do que se passa na peça. Essa transformação se deve ao conceito de “palhaço branco”, uma das linguagens com que trabalha o diretor Gustavo Miranda, deram vida a estes personagens fantásticos e engraçados. O personagem do mordomo, terceiro ator em cena, que na verdade é o “gerente” da peça, reflete bem essa linguagem: ao mesmo tempo em que ele tem a atribuição de servir, ele também ordena absolutamente tudo que se passa no espetáculo. Ao mesmo tempo a estratégia funciona para as transições entre os números musicais. É por isto que o trabalho de palhaço branco foi muito importante na criação e montagem da peça.
O paradoxo: a dramaturgia está sustentada em situações que parecem não ter sentido. Como por exemplo, o fato de dois assassinos fazerem uma homenagem para sua própria vítima morta e exposta como se estivesse assistindo o resumo da sua vida. A própria vida do homenageado, Malitchewsky, contada durante o espetáculo está cheia de contradições, pois o maestro passou de um músico clássico e erudito para um compositor pop e romântico somente por ter se apaixonado por uma mulher que não lhe correspondeu.  

PERFIL:

Leonardo Padovani - Iniciou seus estudos musicais aos nove anos de idade, com Paulo Rodrigues pelo período de um ano e prosseguiu seus estudos de forma autodidata. Integrou a orquestra de câmara Filarmonia, dirigida pelo maestro e compositor Paulo Maron, durante cinco anos. Em 2002 iniciou o curso de graduação Bacharelado em violino na Universidade de SP (USP). De 2003 a 2007 foi o primeiro violino da Orquestra típica de tango De Puro Guapos, que representou o Brasil no festival internacional de tango em Justo Daract na Argentina. Desde 2005 é violinista, cantor e ator no grupo Santa Gente que atua no mercado empresarial. Em Setembro de 2008 estreou no auditório do Masp, o Duo Calavento com o violonista Diogo Carvalho. Realiza gravações de comerciais, jingles e trilhas em parceria com estúdios como: o premiado Voicez, Comando S, Ludwig Van, Menina, Cabaret Estudio, Dínamo filmes e Bang Filmes onde atuou na trilha do longa-metragem “Embarque imediato”. Realiza gravações e shows acompanhando outros artistas, como o cantor Cláudio Lacerda. Faz parte também do Grupo Azdi, que desenvolve uma pesquisa da música Klezmer, Idishe e Cigana.

Daniel Tauszig - Pianista, acordeonista, compositor e arranjador, formado em Composição e Regência pela Unesp - Instituto de Artes de São Paulo e em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi-Morumbi. É produtor de trilhas sonoras originais para publicidade, TV, teatro e cinema. Trabalhou como maestro no estúdio Cabaret, criando trilhas e jingles para agências como DM9, ALMAP, Y&R, GREY, LEO BURNET, entre outras. Atualmente produz seus próprios trabalhos pela produtora Ecco Estudio. Além disso participa como músico improvisador nos espetáculos “Improvável”, criado, produzido e encenado pelos atores Elidio Sanna, Daniel Nascimento e Anderson Bizochi da Cia. Barbixas de Humor e “Noites de Improviso”, com os atores Marcio Ballas, Marco Gonçalves e Guilherme Tomé. É também integrante do grupo de teatro Tela Viva que desde 1995 vem se apresentando em diversos teatros e do Grupo Azdi, onde desenvolve um trabalho de pesquisa da música Idish, Klezmer e Ladina. Dentre seus trabalhos destacam-se as montagens teatrais “As Viúvas” – (Grupo Tapa) Dir. Sandra Corveloni e Eduardo Tolentino e “O Inspetor Geral” – Dir. Dan Stulbach e Fabio Herford; os curta-metragens “Outside of The Window” (EUA/2004) Dir. Allan Fiterman e “Escalada” – (BRASIL/2012) Dir. Paulo Muppet; e os longa-metragens “Living the Dream” (EUA/2004) e “Embarque Imediato” (BR/2009) – ambos dirigidos por Allan Fiterman.

Gustavo Miranda Ángel - Ator e improvisador colombiano, formado em Arte Dramática e Mestrado em Dramaturgia e Direção pela Universidade de Antioquia, onde recebeu o título de Menção Honrosa pela sua investigação sobre Dramaturgia Compartilhada em 2012. Fundador da companhia Acción Impro, uma das mais antigas no Teatro de Improvisação na América Latina. É treinador da Cia Barbixas de Humor e professor nos cursos de Iniciados e Montagem na escola Casa do Humor, em São Paulo.
Atualmente ministra oficinas de teatro e improvisação em Medellín, Bogotá, México DF, Madrid, Guayaquil, Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, São Paulo, Belo Horizonte, Blumenau, Curitiba, Aracajú e Rio de Janeiro. Sua dramaturgia escrita tem dado frutos em diversas montagens teatrais, duas delas atualmente em cartaz na Colômbia. Tem feito também a dramaturgia compartilhada para dois espetáculos no Brasil: Passageiros (Cia. Jogando No Quintal) e Confesso (Cia. Protótipo). Atualmente dirige a peça de teatro e música Let ́s Duet, em cartaz em São Paulo.

Adonis Comelato - Ator, diretor, roteirista e dramaturgo do grupo Olaria GB, com o qual já realizou mais de 5 espetáculos. Atualmente, além dos projetos desenvolvidos com a Olaria GB, também é parte do elenco fixo em diversos espetáculos da trupe Parlapatões. Realizou cursos regulares e oficinas ligados a pesquisa de teatro e comédia com Nereu Afonso da Silva, Lana Sultani, Márcio Ballas, Marco Gonçalves, Hugo Possolo e Claudinei Brandão.
Foi produtor criativo do programa "É Tudo Improviso", (Bandeirantes), e roteirista dos programas "Saturday Night Live Brasil" (RedeTV), "Mundo Canibal"(Multishow) e "Irritando Fernanda Young" (GNT).

Local: Tucarena - Rua Monte Alegre 1024 - Perdizes
Período: de 03/09 a 26/11 (Todas as quartas-feiras, exceto 24/9 e 12/11).
Horário: às 21h00
Duração: 70 minutos
Classificação: 16 anos
Ingresso: R$ 40,00

FICHA TÉCNICA:
Let´s Duet: Daniel Tauszig e Leonardo Padovani
Direção Geral: Gustavo Miranda
Roteiro: Adonis Comelato
Intérpretes: Gustavo Miranda, Daniel Tauszig e Leonardo Padovani
Dramaturgia: Adonis Comelato, Daniel Tauszig, Gustavo Miranda
Sonorização: Felipe Malta
Iluminação: Lica Barros
Figurino: Elisa Rossin
Cenário: Maurilio Diaz
Criação da arte: Adonis Comelato
Desenho na arte: Svetlana Zvinite
Produção executiva: Mya Pacioni
Diretor de produção: Joca Paciello
Maquiagem: Rachel Ramos
Cabelo: Svetlana Zvinite
Letra de “Menos pra mim”: Anderson Bizzocchi e Let´s Duet
Letra de “Mistérios”: Adonis Comelato e Let´s Duet
Música original e arranjos: Let´s Duet
 
PALCO PRINCIPAL

 “ANTES DE MAIS NADA” ESTREIA NO TUCA DIA 6 DE SETEMBRO
Fulvio Stefanini, Roney Facchini, Chris Couto e Karin Rodrigues protagonizam espetáculo
de Flavio Cafiero com direção de Zé Henrique de Paula e produção de Germano Soares Baía

 “A vida mal se converte em memória e já começa a se degradar. Aí começa a ficção”. Em meio a frases como esta que Alfredo, personagem vivido pelo ator Fúlvio Stefanini (que neste ano completa 60 anos de carreira), dará o pontapé inicial em ANTES DE MAIS NADA, espetáculo teatral que estreia em 6 de setembro de 2014 no TUCA, o teatro da PUC, um dos mais queridos palcos paulistanos. A atmosfera mítica e afetuosa do TUCA combina perfeitamente com a curta saga de Alfredo, homem que começa a se embrenhar nos caminhos da velhice e que precisa se despedir - depois de 30 anos de afastamento - de seu melhor amigo Bernardo, conhecido ator que acaba de morrer. Em um intervalo de menos de 24 horas, Alfredo se prepara para a despedida, enquanto administra o cotidiano junto à filha, que começa a traçar um caminho de frustrações semelhante ao do pai, e à vizinha de porta, interessada no punhado de luz que será lançado sobre a família. Além disso, em um misto de devaneio e lembranças do passado, Alfredo receberá a inusitada visita do próprio amigo, com quem desenterrará histórias cheias de humor e melancolia. A peça, entre outras questões, propõe uma reflexão bem humorada sobre temas como felicidade, ritos de passagem, memória e o universo do teatro e da televisão.
Alternando situações de drama e de comédia, ANTES DE MAIS NADA conta ainda com os talentos de Roney Facchini (indicado aos prêmios Shell e APCA de melhor ator no primeiro semestre de 2014 com a peça “Ou Você Poderia Me Beijar”), no papel de Bernardo, e de Chris Couto no papel da filha Mariângela. O elenco conta também com a luxuosa participação de Karin Rodrigues (comemorando 50 anos de carreira) como a divertida e sinistra vizinha da família. Ao lado de Fulvio, os três prometem arrancar da plateia uma sequência de suspiros e risadas.
O espetáculo traz a assinatura de Zé Henrique de Paula na direção (“Cândida” e “Ou você poderia me beijar”). Em uma parceria inédita, a Mais Palcos Projetos Culturais, produtora de Germano Soares Baía (“Variações Enigmáticas” e “O Avarento”), traz a equipe do Núcleo Experimental de Zé Henrique para o processo de criação. Desta forma, a experiência de Germano com grandes produções se alia à consistência artística do Núcleo Experimental de Zé Henrique, uma companhia com mais de 10 anos de estrada com forte viés de pesquisa de novas linguagens, e que traz no repertório uma mescla de textos clássicos com criações de novos autores.
Em ANTES DE MAIS NADA, mais uma vez Zé Henrique se debruça sobre o texto de um novo dramaturgo. O escritor Flavio Cafiero, 42, autor do livro “O frio aqui fora”, editado em 2013 pela Cosac Naify, e também roteirista de cinema e TV, tem no espetáculo sua primeira experiência profissional em dramaturgia para teatro. O autor, um dos vencedores do Prêmio Off-Flip de literatura 2013, participa ativamente do processo de criação e montagem da peça, junto com elenco e equipe técnica,enquanto se prepara para o lançamento de seu segundo livro no fim do ano, também pela Cosac Naify.
Com figurinos e cenografia também assinados por Zé Henrique de Paula, iluminação de Fran Barros, trilha sonora de Fernanda Maia e coprodução de Mario Silvio, ANTES DE MAIS NADA estreia no dia 6 de setembro de 2014, às 21:30, no TUCA, com a promessa de conduzir o espectador numa delicada e nostálgica história de uma grande amizade, que sobrevive ao tempo, aos descaminhos da vida e, em última instância, à própria morte.

Local: Tuca - Rua Monte Alegre 1024 - Perdizes
Classificação: 12 anos
Horários: sextas e sábados 21h30 / domingo 19h
Duração: 80 minutos
Ingressos: sexta R$ 60 / sábado R$ 80 / domingo R$ 70

FICHA-TÉCNICA
Autor: Flavio Cafiero
Diretor: Zé Henrique de Paula
Com: Fulvio Stefanini, Roney Facchini e Chris Couto
Atriz convidada: Karin Rodrigues
Cenografia e figurinos: Zé Henrique de Paula
Iluminador: Fran Barros
Trilha original composta: Fernanda Maia
Assistente de direção: Herbert Bianchi
Preparação de atores: Inês Aranha
Assistente de cenografia: Bruno Anselmo
Assistente de figurinos: Cy Teixeira
Assistente de produção: Lucas Oranmian
Assessoria de Imprensa: Coletiva Comunicação
Fotos: João Caldas e Priscila Prade
Programação Visual: BUM MUB
Leis de Incentivo: Sodila Projetos Culturais
Gerência de Comunicação: Chantal Goldfinger
Coprodução: Mário Silvio
Produtor: Germano Soares Baía
Realização: Mais Palcos Projetos Culturais

 
INFANTIL

PETER PAN E WENDY

Estreia no dia 6/9, no Tucarena, o espetáculo infantil inspirado na obra Peter Pan e Wendy, do escritor escocês James Matthew Barrie (1860-1937). No palco as atrizes do Le Plat du Jour transformaram  esse conto moderno em uma história atual, em montagem dinâmica, imagética e principalmente cheia de humor.  “Nossa intenção é lidar com o lúdico, o prazer e o conceito de derrisão, estabelecendo desta forma uma das principais características do nosso trabalho: a liberdade na desconstrução daquilo que é pré-concebido”, explicam Alexandra Golik e Carla  Candiotto.
Peter Pan e Wendy estreou em 2007 e, assim como em suas montagens anteriores, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e João e Maria, as atrizes propõem um jogo teatral entre duas palhaças com o olhar irreverente da Cia Le Plat du Jour.
Duas atrizes interpretam Peter Pan e Wendy, respectivamente, além de se revezarem em vários outros personagens do Capitão Gancho à cachorra Nana, passando pela fada Sininho, às sereias da Terra do Nunca, de Miguel, irmãozinho de Wendy, ao cacique da tribo “Piaçaba”, sempre com soluções originais e muita criatividade. Com muito troca-troca de figurinos, entradas e saídas do palco feitas por portas giratórias no cenário, o elemento que mais prende a atenção da garotada é a capacidade da dupla de instigar a imaginação infantil. Cenário, figurinos e adereços assumem múltiplas funções, como a cama de Wendy, que se transforma em nuvem, em casa e até no navio do Capitão Gancho.

Local: Tucarena - Rua Monte Alegre 1024 - Perdizes
Classificação: Recomendado para crianças a partir de 04 anos
Horários: sábado e domingo às 16h
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 30
 
FICHA-TÉCNICA

Criação                                                Le Plat Du Jour
Texto                                                   Le Plat du Jour - Adaptação livre do Livro Peter Pan e Wendy, de J.M. Barrie
Direção                                                Pedro Pires
Elenco                                                  Cynthia Falabella e Antoniela Canto e Alexandra Golik e Carla Candiotto
Cenografia                                         Luciana Bueno
Figurinos                                             Olintho Malaquias
Desenho de luz                                Miló Martins
Trilha Original                                    Guga Bernardo
Supervisão Musical                        Marco Boaventura
Produtora de som                          Trilha Original Estudio
Consultoria Circense                      Rodrigo Matheus
Adereços                                            Ivaldo Melo
Assistência de figurinos                Bruna Fuscaldo
Contrarregra                            Breno Beghini
Produção                                            Andréa Marques
Direção de produção                     Le Plat Du Jour
Realização                                          Le Plat du Jour

 
DANÇA
 
NOVO ESPETÁCULO DO PROJETO CHEGA DE SAUDADE ESTREIA NO TEATRO TUCA DIA 9/9

Após o sucesso de crítica e bilheteria com os espetáculos CARRETEL E GRÃO, o bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira e o jornalista e psicanalista Sergio Ignacio apresentam sua nova concepção, que estreia em setembro no Teatro TUCA.
O tema surgiu da ideia de estimular e resgatar símbolos e significados que permeiam a rotina do homem, especialmente na relação do deslocamento em centros urbanos e nas emoções que ficam registradas na mente e o reflexo no corpo. Neste sentido, CORREM AS CIDADES NOS QUATRO CANTOS DO MUNDO apresenta o meio-fio das ruas e avenidas como o “guia” interno
que conduz o homem no dia a dia nos centros urbanos.
A ideia central é que os meios-fios estão em toda parte, guardando nossos movimentos e servindo como anteparos às nossas fragilidades. Habitam os mundos externo e interno e nos conduzem por entre a impulsividade de nossas emoções e valores de uma vida des - organizada.
Uns tomam-no como guia e esperam ser conduzidos pelo mundo do equilíbrio e da serenidade. Outros elegem o "flutuar" entre os dois polos, oscilando a sua própria organização. O mundo, vertical e organizado ao nosso redor, iluminado pelos semáforos, impõe a pseudodemocracia das filas, das catracas, do modus operandi de nossa sociedade que defende nos assegurar direitos e deveres. São tentativas desesperadas – e bem sucedidas – de ordem e racionalidade.
As coreografias demonstrarão os sentimentos de um indivíduo que vive nas cidades e sempre em transformação. “Quando pensamos no homem que vive na cidade, acreditamos que eles têm a oportunidade de também serem transformados, por meio da observação do caos, da busca pela tranquilidade, do trabalho, da interação com os outros e do resultado de suas experiências”, afirma Sergio Ignacio, co-diretor do espetáculo.
Outra característica marcante da montagem é a verossimilhança. O objetivo é criar no público um reconhecimento com o que é visto no palco. “Exploramos o conceito de corpos urbanos, assim como fizemos em Carretel e Grão. Os bailarinos são pessoas comuns, altos, baixos, pessoas acima ou abaixo do peso ideal, de diferentes características físicas e sociais, que, através de cada gesto, expressam sua própria história de vida. O resultado desta experiência faz com que a plateia se identifique com a mensagem e com os dançarinos”, destaca Rubens Oliveira, que divide a co direção e concepção do espetáculo.
O elenco é formado por 50 pessoas, entre 19 e 53 anos, com histórias e corpos únicos. Os idealizadores Rubens Oliveira e Sergio Ignacio participaram de criações e intervenções do coreógrafo Ivaldo Bertazzo e foram influenciados por seu projeto "Cidadão Dançante", iniciativa que levava ao palco pessoas de diferentes profissões.
O público poderá conferir e se identificar com os bailarinos, personagens comuns, de estatura e peso diferentes, mas com a mesma essência: o indivíduo do dia a dia.
O espetáculo tem apoio cultural da São Paulo Escola de Teatro. O cenário tem o desenho de Zarella Neto e Willian Junior e o figurino fica por conta de Joana Porto.

Os diretores
RUBENS OLIVEIRA - Bailarino, Coreógrafo e Educador. Foi integrante da Cia. Teatro Dança Ivaldo Bertazzo por oito anos. Atualmente é diretor do grupo Gumboot Dance Brasil, do Núcleo Pélagos e integrante da Antonio Nobrega Cia. de Dança.
Após seis espetáculos na Cia. Teatro Dança, Rubens profissionalizou-se e hoje dirige o Núcleo Pélagos na ONG Arrastão (da qual foi aluno), e o grupo Gumboot Dance Brasil. Com os espetáculos Carretel e Grão , Rubens endossa, mais uma vez, seu papel profissional atrelado ao seu compromisso com a transformação social pela arte.
SERGIO IGNACIO - Jornalista e Psicanalista, membro da Sociedade Paulista de Psicanálise e sócio-diretor da XComunicação. Atua também como roteirista, tendo concebido a série ”Índia, uma Viagem Espiritual” (TV Globo), em 2006, e a peça “Doze”, para o Teatro, apresentada no Grande Auditório do MASP, em maio de 2012, com direção de Clarice Abujamra. Em novembro do mesmo ano estreou Carretel e, em setembro de 2013,concebeu e co-dirigiu Grão.

Local: Tuca - Rua Monte Alegre 1024 - Perdizes
Classificação: Livre
Horários: 21h
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 30
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SERVIÇO


Teatro TUCA
Sala principal: 672 pessoas
Tucarena: 172 pessoas
Endereço: Monte Alegre, 1024 - Perdizes – São Paulo
Fone: (11) 3670-8455
Estacionamento: R$ 12 (Rua Monte Alegre, 835)
Horários: sextas e sábados 21h30 / domingo 19h
Pontos de venda: bilheteria do Tuca
(terça a domingo 14h às 19h / domingo 14h às 18h)
Informações: www.teatrotuca.com.br

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