O mês de setembro começa com os mais diversos vários
gêneros no Tuca. Vai ter drama, comédia, música, dança e a magia do universo
infantil.
|
||
COMÉDIA MUSICAL
“Lets Duet – Homenagem
a Malitchewsky”
estreia no dia
3 de setembro no teatro Tucarena
Comédia musical
interpretada por Daniel Tauszig e Leonardo Padovani
permanece em cartaz todas as
quartas-feiras até o dia 26 de novembro
Estreia no
próximo dia 03 de setembro, no Tucarena, o espetáculo teatral que mistura música e humor. Dirigida
por Gustavo Miranda, “Let´s Duet - Homenagem a Malitchewsky" será apresentada
durante todas as
quartas-feiras dentre os meses de setembro a
novembro, sempre às 21h. Os ingressos custam R$
40,00 (meia R$ 20,00) e começam a ser vendidos no dia 19 de agosto, na
bilheteria do Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024) ou pelo sistema de venda de
ingressos: Ingresso Rápido.
Criar um espetáculo onde música
e humor se misturam já era um sonho antigo de Daniel Tauszig e Leonardo
Padovani. Trabalhando juntos há aproximadamente seis anos, os dois músicos
criaram uma grande parceria, tocando em diversos lugares e situações. Em muitas
delas, como todo artista, a dupla precisava usar a criatividade para contornar
problemas que surgiam, como questões técnicas, ou pedidos inusitados para tocar
músicas POP no estilo erudito. Esses momentos, cotidianos de um músico, foram a
grande fonte de inspiração para a criação de um embrião do espetáculo “Let’s
Duet – Homenagem a Malitchewsky”. Por terem uma influência da música erudita e
POP, Tauszig e Padovani perceberam que poderiam brincar com essas
linguagens.
A peça é uma homenagem ao
ilustre maestro Dobromier Malitchewsky, que faleceu recentemente em um
misterioso assassinato. Interpretando obras originais de Malitchewsky e outros
sucessos da música mundial, Let´s Duet é um espetáculo para ver, ouvir e
rir.
“Let’s Duet – Homenagem a
Malitchewsky” esteve recentemente numa temporada de dois meses no ‘Espaço dos
Parlapatões’ e o grande sucesso gerou o convite para que uma nova temporada
fosse realizada, agora no teatro Tucarena
CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DA
PEÇA:
O sarcasmo e a
paródia: a peça claramente brinca com
elementos sarcásticos nos textos do narrador, assim como na letra das músicas.
As paródias musicais aparecem como outro tipo de sarcasmo, já que dentro do
universo do Let´s Duet tudo é absolutamente “sério”. Os personagens não
pretendem de jeito nenhum serem engraçados, mas suas ações fazem à plateia
rir.
Humor negro: as cinzas do maestro homenageado no palco logo são
jogadas no meio de uma dança e uma música contemporânea sem sentido; as mãos
cheias de sangue dos músicos; a loucura de Padovani disparando sua arma sem
controle; a interação do narrador com a plateia insultando-a; as composições
patéticas de Malitchewsky, etc. São apenas alguns exemplos de como este
espetáculo ri da morte, dos próprios músicos e até do público.
O palhaço
branco: Tauszig e Padovani são dois
músicos inexpressivos que conseguem expressar tudo o que a plateia precisa para
rir e entender dentro do que se passa na peça. Essa transformação se deve ao
conceito de “palhaço branco”, uma das linguagens com que trabalha o diretor
Gustavo Miranda, deram vida a estes personagens fantásticos e engraçados. O
personagem do mordomo, terceiro ator em cena, que na verdade é o “gerente” da
peça, reflete bem essa linguagem: ao mesmo tempo em que ele tem a atribuição de
servir, ele também ordena absolutamente tudo que se passa no espetáculo. Ao
mesmo tempo a estratégia funciona para as transições entre os números musicais.
É por isto que o trabalho de palhaço branco foi muito importante na criação e
montagem da peça.
O paradoxo: a dramaturgia está sustentada em situações que parecem
não ter sentido. Como por exemplo, o fato de dois assassinos fazerem uma
homenagem para sua própria vítima morta e exposta como se estivesse assistindo o
resumo da sua vida. A própria vida do homenageado, Malitchewsky, contada durante
o espetáculo está cheia de contradições, pois o maestro passou de um músico
clássico e erudito para um compositor pop e romântico somente por ter se
apaixonado por uma mulher que não lhe correspondeu.
PERFIL:
Leonardo Padovani -
Iniciou seus estudos musicais aos nove
anos de idade, com Paulo Rodrigues pelo período de um ano e prosseguiu seus
estudos de forma autodidata. Integrou a orquestra de câmara Filarmonia, dirigida
pelo maestro e compositor Paulo Maron, durante cinco anos. Em 2002 iniciou o
curso de graduação Bacharelado em violino na Universidade de SP (USP). De 2003 a
2007 foi o primeiro violino da Orquestra típica de tango De Puro Guapos, que
representou o Brasil no festival internacional de tango em Justo Daract na
Argentina. Desde 2005 é violinista, cantor e ator no grupo Santa Gente que atua
no mercado empresarial. Em Setembro de 2008 estreou no auditório do Masp, o Duo
Calavento com o violonista Diogo Carvalho. Realiza gravações de comerciais,
jingles e trilhas em parceria com estúdios como: o premiado Voicez, Comando S,
Ludwig Van, Menina, Cabaret Estudio, Dínamo filmes e Bang Filmes onde atuou na
trilha do longa-metragem “Embarque imediato”. Realiza gravações e shows
acompanhando outros artistas, como o cantor Cláudio Lacerda. Faz parte também do
Grupo Azdi, que desenvolve uma pesquisa da música Klezmer, Idishe e
Cigana.
Daniel Tauszig -
Pianista, acordeonista, compositor e
arranjador, formado em Composição e Regência pela Unesp - Instituto de Artes de
São Paulo e em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi-Morumbi. É
produtor de trilhas sonoras originais para publicidade, TV, teatro e cinema.
Trabalhou como maestro no estúdio Cabaret, criando trilhas e jingles para
agências como DM9, ALMAP, Y&R, GREY, LEO BURNET, entre outras. Atualmente
produz seus próprios trabalhos pela produtora Ecco Estudio. Além disso participa
como músico improvisador nos espetáculos “Improvável”, criado, produzido e
encenado pelos atores Elidio Sanna, Daniel Nascimento e Anderson Bizochi da Cia.
Barbixas de Humor e “Noites de Improviso”, com os atores Marcio Ballas, Marco
Gonçalves e Guilherme Tomé. É também integrante do grupo de teatro Tela Viva que
desde 1995 vem se apresentando em diversos teatros e do Grupo Azdi, onde
desenvolve um trabalho de pesquisa da música Idish, Klezmer e Ladina. Dentre
seus trabalhos destacam-se as montagens teatrais “As Viúvas” – (Grupo Tapa) Dir.
Sandra Corveloni e Eduardo Tolentino e “O Inspetor Geral” – Dir. Dan Stulbach e
Fabio Herford; os curta-metragens “Outside of The Window” (EUA/2004) Dir. Allan
Fiterman e “Escalada” – (BRASIL/2012) Dir. Paulo Muppet; e os longa-metragens
“Living the Dream” (EUA/2004) e “Embarque Imediato” (BR/2009) – ambos dirigidos
por Allan Fiterman.
Gustavo Miranda Ángel -
Ator e improvisador colombiano, formado
em Arte Dramática e Mestrado em Dramaturgia e Direção pela Universidade de
Antioquia, onde recebeu o título de Menção Honrosa pela sua investigação sobre
Dramaturgia Compartilhada em 2012. Fundador da companhia Acción Impro, uma das
mais antigas no Teatro de Improvisação na América Latina. É treinador da Cia
Barbixas de Humor e professor nos cursos de Iniciados e Montagem na escola Casa
do Humor, em São Paulo.
Atualmente ministra oficinas de
teatro e improvisação em Medellín, Bogotá, México DF, Madrid, Guayaquil, Buenos
Aires, Santiago, Montevidéu, São Paulo, Belo Horizonte, Blumenau, Curitiba,
Aracajú e Rio de Janeiro. Sua dramaturgia escrita tem dado frutos em diversas
montagens teatrais, duas delas atualmente em cartaz na Colômbia. Tem feito
também a dramaturgia compartilhada para dois espetáculos no Brasil: Passageiros
(Cia. Jogando No Quintal) e Confesso (Cia. Protótipo). Atualmente dirige a peça
de teatro e música Let ́s Duet, em cartaz em São Paulo.
Adonis Comelato -
Ator, diretor, roteirista e dramaturgo
do grupo Olaria GB, com o qual já realizou mais de 5 espetáculos. Atualmente,
além dos projetos desenvolvidos com a Olaria GB, também é parte do elenco fixo
em diversos espetáculos da trupe Parlapatões. Realizou cursos regulares e
oficinas ligados a pesquisa de teatro e comédia com Nereu Afonso da Silva, Lana
Sultani, Márcio Ballas, Marco Gonçalves, Hugo Possolo e Claudinei Brandão.
Foi produtor criativo do
programa "É Tudo Improviso", (Bandeirantes), e roteirista dos programas
"Saturday Night Live Brasil" (RedeTV), "Mundo Canibal"(Multishow) e "Irritando
Fernanda Young" (GNT).
Local: Tucarena
- Rua Monte Alegre 1024 - Perdizes
Período: de
03/09 a 26/11 (Todas as quartas-feiras, exceto 24/9 e 12/11).
Horário: às
21h00
Duração: 70
minutos
Classificação:
16 anos
Ingresso: R$
40,00
FICHA
TÉCNICA:
Let´s Duet: Daniel Tauszig e Leonardo Padovani
Direção
Geral: Gustavo Miranda
Roteiro: Adonis Comelato
Intérpretes: Gustavo Miranda, Daniel Tauszig e Leonardo Padovani
Dramaturgia: Adonis Comelato, Daniel Tauszig, Gustavo Miranda
Sonorização: Felipe Malta
Iluminação: Lica Barros
Figurino: Elisa Rossin
Cenário: Maurilio Diaz
Criação da
arte: Adonis Comelato
Desenho na
arte: Svetlana Zvinite
Produção
executiva: Mya Pacioni
Diretor de
produção: Joca Paciello
Maquiagem: Rachel Ramos
Cabelo: Svetlana Zvinite
Letra de “Menos pra
mim”: Anderson Bizzocchi e Let´s
Duet
Letra de
“Mistérios”: Adonis Comelato e Let´s
Duet
Música original e
arranjos: Let´s Duet
PALCO PRINCIPAL
“ANTES
DE MAIS NADA” ESTREIA NO TUCA DIA 6 DE SETEMBRO
Fulvio Stefanini,
Roney Facchini, Chris Couto e Karin Rodrigues protagonizam espetáculo
de Flavio Cafiero
com direção de Zé Henrique de Paula e produção de Germano Soares
Baía
“A
vida mal se converte em memória e já começa a se degradar. Aí começa a ficção”.
Em meio a frases como esta que Alfredo, personagem vivido pelo ator Fúlvio
Stefanini (que neste ano completa 60 anos de carreira), dará o pontapé inicial
em ANTES DE MAIS NADA, espetáculo teatral que estreia em 6 de setembro de 2014
no TUCA, o teatro da PUC, um dos mais queridos palcos paulistanos. A atmosfera
mítica e afetuosa do TUCA combina perfeitamente com a curta saga de Alfredo,
homem que começa a se embrenhar nos caminhos da velhice e que precisa se
despedir - depois de 30 anos de afastamento - de seu melhor amigo Bernardo,
conhecido ator que acaba de morrer. Em um intervalo de menos de 24 horas,
Alfredo se prepara para a despedida, enquanto administra o cotidiano junto à
filha, que começa a traçar um caminho de frustrações semelhante ao do pai, e à
vizinha de porta, interessada no punhado de luz que será lançado sobre a
família. Além disso, em um misto de devaneio e lembranças do passado, Alfredo
receberá a inusitada visita do próprio amigo, com quem desenterrará histórias
cheias de humor e melancolia. A peça, entre outras questões, propõe uma reflexão
bem humorada sobre temas como felicidade, ritos de passagem, memória e o
universo do teatro e da televisão.
Alternando
situações de drama e de comédia, ANTES DE MAIS NADA conta ainda com os talentos
de Roney Facchini (indicado aos prêmios Shell e APCA de melhor ator no primeiro
semestre de 2014 com a peça “Ou Você Poderia Me Beijar”), no papel de Bernardo,
e de Chris Couto no papel da filha Mariângela. O elenco conta também com a
luxuosa participação de Karin Rodrigues (comemorando 50 anos de carreira) como a
divertida e sinistra vizinha da família. Ao lado de Fulvio, os três prometem
arrancar da plateia uma sequência de suspiros e risadas.
O espetáculo traz
a assinatura de Zé Henrique de Paula na direção (“Cândida” e “Ou você poderia me
beijar”). Em uma parceria inédita, a Mais Palcos Projetos Culturais, produtora
de Germano Soares Baía (“Variações Enigmáticas” e “O Avarento”), traz a equipe
do Núcleo Experimental de Zé Henrique para o processo de criação. Desta forma, a
experiência de Germano com grandes produções se alia à consistência artística do
Núcleo Experimental de Zé Henrique, uma companhia com mais de 10 anos de estrada
com forte viés de pesquisa de novas linguagens, e que traz no repertório uma
mescla de textos clássicos com criações de novos autores.
Em ANTES DE MAIS NADA, mais uma vez Zé
Henrique se debruça sobre o texto de um novo dramaturgo. O escritor Flavio
Cafiero, 42, autor do livro “O frio aqui fora”, editado em 2013 pela Cosac
Naify, e também roteirista de cinema e TV, tem no espetáculo sua primeira
experiência profissional em dramaturgia para teatro. O autor, um dos vencedores
do Prêmio Off-Flip de literatura 2013, participa ativamente do processo de
criação e montagem da peça, junto com elenco e equipe técnica,enquanto se
prepara para o lançamento de seu segundo livro no fim do ano, também pela Cosac
Naify.
Com figurinos e
cenografia também assinados por Zé Henrique de Paula, iluminação de Fran Barros,
trilha sonora de Fernanda Maia e coprodução de Mario Silvio, ANTES DE MAIS NADA
estreia no dia 6 de setembro de 2014, às 21:30, no TUCA, com a promessa de conduzir o espectador numa delicada
e nostálgica história de uma grande amizade, que sobrevive ao tempo, aos
descaminhos da vida e, em última instância, à própria morte.
Local: Tuca -
Rua Monte Alegre 1024 - Perdizes
Classificação:
12 anos
Horários:
sextas e sábados 21h30 / domingo 19h
Duração: 80
minutos
Ingressos:
sexta R$ 60 / sábado R$ 80 / domingo R$ 70
FICHA-TÉCNICA
Autor: Flavio Cafiero
Diretor: Zé Henrique de Paula
Com: Fulvio Stefanini, Roney Facchini e Chris
Couto
Atriz convidada: Karin Rodrigues
Cenografia e figurinos: Zé Henrique de Paula
Iluminador: Fran Barros
Trilha original composta: Fernanda Maia
Assistente de direção: Herbert Bianchi
Preparação de atores: Inês Aranha
Assistente de cenografia: Bruno Anselmo
Assistente de figurinos: Cy Teixeira
Assistente de produção: Lucas Oranmian
Assessoria de Imprensa: Coletiva Comunicação
Fotos: João Caldas e Priscila Prade
Programação Visual: BUM MUB
Leis de Incentivo: Sodila Projetos Culturais
Gerência de Comunicação: Chantal Goldfinger
Coprodução: Mário Silvio
Produtor: Germano Soares Baía
Realização: Mais Palcos Projetos Culturais
INFANTIL
PETER PAN E WENDY
Estreia no dia 6/9, no
Tucarena, o espetáculo infantil inspirado na obra Peter Pan e Wendy, do
escritor escocês James Matthew Barrie (1860-1937). No
palco as atrizes do Le Plat du Jour transformaram esse conto
moderno em uma história atual, em montagem dinâmica, imagética e principalmente
cheia de humor. “Nossa intenção é lidar com o lúdico, o prazer e o
conceito de derrisão, estabelecendo desta forma uma das principais
características do nosso trabalho: a liberdade na desconstrução daquilo que é
pré-concebido”, explicam Alexandra Golik e Carla
Candiotto.
Peter Pan e Wendy estreou em
2007 e, assim como em suas montagens anteriores, Chapeuzinho Vermelho,
Os Três Porquinhos e João e Maria, as atrizes propõem um jogo
teatral entre duas palhaças com o olhar irreverente da Cia Le Plat du Jour.
Duas atrizes interpretam Peter Pan e Wendy, respectivamente, além de se
revezarem em vários outros personagens do Capitão Gancho à cachorra Nana,
passando pela fada Sininho, às sereias da Terra do Nunca, de Miguel, irmãozinho
de Wendy, ao cacique da tribo “Piaçaba”, sempre com soluções originais e muita
criatividade. Com muito troca-troca de figurinos, entradas e saídas do palco
feitas por portas giratórias no cenário, o elemento que mais prende a atenção da
garotada é a capacidade da dupla de instigar a imaginação infantil. Cenário, figurinos e adereços assumem múltiplas funções,
como a cama de Wendy, que se transforma em nuvem, em casa e até no navio do
Capitão Gancho.
Local: Tucarena
- Rua Monte Alegre 1024 - Perdizes
Classificação:
Recomendado para crianças a partir de 04 anos
Horários:
sábado e domingo às 16h
Duração: 60
minutos
Ingressos: R$
30
FICHA-TÉCNICA
Criação
Le Plat Du
Jour
Texto
Le Plat du Jour - Adaptação livre do Livro Peter Pan e Wendy, de J.M.
Barrie
Direção
Pedro
Pires
Elenco
Cynthia Falabella e Antoniela Canto e Alexandra Golik e Carla
Candiotto
Cenografia
Luciana Bueno
Figurinos
Olintho Malaquias
Desenho de luz
Miló Martins
Trilha
Original Guga Bernardo
Supervisão Musical
Marco Boaventura
Produtora de som
Trilha Original Estudio
Consultoria Circense
Rodrigo Matheus
Adereços
Ivaldo Melo
Assistência de figurinos Bruna Fuscaldo
Contrarregra
Breno Beghini
Produção
Andréa Marques
Direção de produção Le
Plat Du Jour
Realização
Le Plat du Jour
DANÇA
NOVO ESPETÁCULO DO PROJETO CHEGA DE SAUDADE ESTREIA NO
TEATRO TUCA DIA 9/9
Após o sucesso de crítica e bilheteria com os
espetáculos CARRETEL E GRÃO, o bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira e o
jornalista e psicanalista Sergio Ignacio apresentam sua nova concepção, que
estreia em setembro no Teatro TUCA.
O tema surgiu da ideia de estimular e resgatar símbolos
e significados que permeiam a rotina do homem, especialmente na relação do
deslocamento em centros urbanos e nas emoções que ficam registradas na mente e o
reflexo no corpo. Neste sentido, CORREM AS CIDADES NOS QUATRO CANTOS DO MUNDO
apresenta o meio-fio das ruas e avenidas como o “guia” interno
que conduz o homem no dia a dia nos centros
urbanos.
A ideia central é que os meios-fios estão em toda parte,
guardando nossos movimentos e servindo como anteparos às nossas fragilidades.
Habitam os mundos externo e interno e nos conduzem por entre a impulsividade de
nossas emoções e valores de uma vida des - organizada.
Uns tomam-no como guia e esperam ser conduzidos pelo
mundo do equilíbrio e da serenidade. Outros elegem o "flutuar" entre os dois
polos, oscilando a sua própria organização. O mundo, vertical e organizado ao
nosso redor, iluminado pelos semáforos, impõe a pseudodemocracia das filas, das
catracas, do modus operandi de nossa sociedade que defende nos assegurar
direitos e deveres. São tentativas desesperadas – e bem sucedidas – de ordem e
racionalidade.
As coreografias demonstrarão os sentimentos de um
indivíduo que vive nas cidades e sempre em transformação. “Quando pensamos no
homem que vive na cidade, acreditamos que eles têm a oportunidade de também
serem transformados, por meio da observação do caos, da busca pela
tranquilidade, do trabalho, da interação com os outros e do resultado de suas
experiências”, afirma Sergio Ignacio, co-diretor do espetáculo.
Outra característica marcante da montagem é a
verossimilhança. O objetivo é criar no público um reconhecimento com o que é
visto no palco. “Exploramos o conceito de corpos urbanos, assim como fizemos em
Carretel e Grão. Os bailarinos são pessoas comuns, altos, baixos, pessoas acima
ou abaixo do peso ideal, de diferentes características físicas e sociais, que,
através de cada gesto, expressam sua própria história de vida. O resultado desta
experiência faz com que a plateia se identifique com a mensagem e com os
dançarinos”, destaca Rubens Oliveira, que divide a co direção e concepção do
espetáculo.
O elenco é formado por 50 pessoas, entre 19 e 53 anos,
com histórias e corpos únicos. Os idealizadores Rubens Oliveira e Sergio Ignacio
participaram de criações e intervenções do coreógrafo Ivaldo Bertazzo e foram
influenciados por seu projeto "Cidadão Dançante", iniciativa que levava ao palco
pessoas de diferentes profissões.
O público poderá conferir e se identificar com os
bailarinos, personagens comuns, de estatura e peso diferentes, mas com a mesma
essência: o indivíduo do dia a dia.
O espetáculo tem apoio cultural da São Paulo Escola de
Teatro. O cenário tem o desenho de Zarella Neto e Willian Junior e o figurino
fica por conta de Joana Porto.
Os diretores
RUBENS OLIVEIRA - Bailarino, Coreógrafo e Educador. Foi
integrante da Cia. Teatro Dança Ivaldo Bertazzo por oito anos. Atualmente é
diretor do grupo Gumboot Dance Brasil, do Núcleo Pélagos e integrante da Antonio
Nobrega Cia. de Dança.
Após seis espetáculos na Cia. Teatro Dança, Rubens
profissionalizou-se e hoje dirige o Núcleo Pélagos na ONG Arrastão (da qual foi
aluno), e o grupo Gumboot Dance Brasil. Com os espetáculos Carretel e Grão ,
Rubens endossa, mais uma vez, seu papel profissional atrelado ao seu compromisso
com a transformação social pela arte.
SERGIO IGNACIO - Jornalista e Psicanalista, membro da
Sociedade Paulista de Psicanálise e sócio-diretor da XComunicação. Atua também
como roteirista, tendo concebido a série ”Índia, uma Viagem Espiritual” (TV
Globo), em 2006, e a peça “Doze”, para o Teatro, apresentada no Grande Auditório
do MASP, em maio de 2012, com direção de Clarice Abujamra. Em novembro do mesmo
ano estreou Carretel e, em setembro de 2013,concebeu e co-dirigiu
Grão.
Local: Tuca -
Rua Monte Alegre 1024 - Perdizes
Classificação:
Livre
Horários:
21h
Duração: 60
minutos
Ingressos: R$
30
____________________________________________________________________________
SERVIÇO
Teatro TUCA
Sala
principal: 672 pessoas
Tucarena:
172 pessoas
Endereço:
Monte Alegre, 1024 - Perdizes – São Paulo
Fone: (11)
3670-8455
Estacionamento: R$ 12 (Rua Monte Alegre,
835)
Horários:
sextas e sábados 21h30 / domingo 19h
Pontos de
venda: bilheteria do Tuca
(terça a domingo 14h às 19h / domingo 14h às 18h)
Informações: www.teatrotuca.com.br
|
domingo, 31 de agosto de 2014
Setembro no TUCA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454
Nenhum comentário:
Postar um comentário