quarta-feira, 27 de abril de 2016

Territórios Resilientes em Economia Solidária


Livro é lançado na Unesp de Rio Claro
[26/04/2016]
A Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Rio Claro, lança, dia 28 de abril, o livro “Territórios Resilientes em Economia Solidária: Movimentos Sociais e Alternativas Sustentáveis”, organizado pelos professores Auro Aparecido Mendes, Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza e Ana Tereza Caceres Cortez, docentes do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE).
A cerimônia de lançamento será realizada às 19h30 no Anfiteatro do Departamento de Geografia que fica no câmpus da universidade no bairro Bela Vista. A obra é fruto de um trabalho coletivo envolvendo professores e alunos, por meio do Laboratório de Estudos Territoriais (LAET), e técnicos da Prefeitura de Rio Claro, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Programa Municipal de Economia Solidária.
O livro apresenta as pesquisas mais recentes sobre Economia Solidária (Ecosol) e mostra as conquistas de Rio Claro no setor.  A obra é dividida em quatro partes. A primeira analisa a Economia Solidária no contexto de uma economia plural, das reestruturações produtivas e dos avanços tecnológicos. A segunda parte, “Por uma economia solidária cada vez mais sólida”, aborda a Ecosol frente a crise brasileira.
A “Economia Solidária em Territórios Resilientes” é o foco da terceira seção da obra que discute o papel das contribuições teóricas sobre o território para a compreensão da Economia Solidária e do desenvolvimento territorial. Na quarta e última parte, intitulada “Economia Solidária nos Territórios Resilientes em Rio Claro”, os organizadores identificam e caracterizam os territórios resilientes no município e as práticas em economia solidária desenvolvidas nesses locais.
Esse é o segundo livro sobre Economia Solidária que será lançado pelos pesquisadores. Em 2013 foi lançada a obra “Desfazendo os Nós do Capital: território, ação social e economia solidária”, que marca a trajetória de Rio Claro na área de Economia Solidária e traz reflexões sobre as práticas solidárias e subsídios para a implantação de políticas públicas nessa área.
O Programa de Economia Solidária de Rio Claro é uma iniciativa de sucesso no município. A experiência do município em Ecosol atravessou fronteiras e ganhou destaque internacional. Em julho do ano passado, as professoras Ana Tereza e Silvia apresentaram os resultados parciais das pesquisas em andamento no II Congresso Internacional SETED-ANTE “Seminário Estado, Território e Desenvolvemento”, realizado na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Em 2013, o projeto foi apresentado, pelo Prof. Dr. Auro Mendes, no I Encontro Internacional de Economia Solidária realizado pela Universidade Lusófona em Lisboa, Portugal.
O Centro Público de Economia Solidária de Rio Claro funciona na Rua 10, número 2.527, esquina com a Avenida 30, no bairro Santana. O telefone é (19) 3524-3054.
Edneia Silva

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454