quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Centro de divulgação científica da UFSCar lança série de vídeos para crianças

O Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou recentemente a série de videocasts "Ciência Explica", que tem o objetivo de abordar conceitos científicos junto às crianças, a partir de sua curiosidade natural.

Com 11 episódios já veiculados, cada um com cerca de um minuto, a série "Ciência Explica" parte de perguntas como "Porque soltamos fumaça pela boca quando está frio?", "Como surge o bolor no pão?" e "Porque choramos quando cortamos cebola?". As respostas são apresentadas na forma de animações com desenhos feitos a mão, em geral sugerindo que as crianças busquem mais informações junto aos seus professores. "A ideia não é que seja uma 'aula' em vídeo, o que seria impossível em um minuto, mas sim aproveitar a curiosidade própria das crianças para, aos poucos, ir apresentando novos conceitos e conhecimentos. O projeto, como todas as iniciativas do LAbI, parte da compreensão de que escola e divulgação científica são – e devem sempre ser – espaços complementares de acesso à Ciência", conta Tárcio Minto Fabrício, Coordenador de Conteúdo do Laboratório, idealizador e diretor geral da série.

O projeto "Ciência Explica" é mais uma parceria do LAbI com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os roteiros, direção de arte e desenhos são de Anne Lodi (estudante do curso de graduação em Imagem e Som da UFSCar e bolsista do LAbI), com participação também de Rafael Simões (captação, edição, finalização, sonoplastia e direção executiva) e de Mario Gonçalves Neto (direção executiva), ambos coordenadores de audiovisual do Laboratório.
A série pode ser acessada em http://www.youtube.com/playlist?list=PLmuPJ4UjwzdTXgTvDuXVkLxJo9RTl-Q1J. As demais iniciativas de divulgação do conhecimento científico e tecnológico em vídeos realizadas pelo LAbI podem ser conferidas em www.labi.ufscar.br.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454