terça-feira, 1 de novembro de 2016

Educação ambiental, consumo responsável e descarte correto de plásticos serão abordados na mostra cultural do CEU Vila Atlântica

 

A Plastivida e o Instituto Brasileiro do PVC participarão da comemoração dos 13 anos do Centro Educacional Unificado Vila Atlântica, no dia 5 de novembro, em São Paulo, com ações à coleta seletiva e reciclagem dos plásticos, aplicadas em escolas.

 

 

Com o objetivo de levar informações sobre os plásticos, sua contribuição para o desenvolvimento social, econômico e seus benefícios ambientais, assim como as boas práticas de utilização, coleta seletiva e reciclagem, a Plastivida e o Instituto Brasileiro do PVC participarão, no dia 5 de novembro, da comemoração dos 13 anos do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Atlântica. A festa de aniversário do CEU contará com uma mostra cultural na qual as entidades promoverão ações de educação ambiental.

 

Entre as atividades programadas estão a apresentação dos resultados da parceria que as entidades já têm com o CEU Vila Atlântica, como a Campanha Tampinha Legal, que promove a coleta de tampas plásticas. Haverá uma exposição de trabalhos artísticos feitos pelos alunos da unidade e a criação de jogos educativos com os materiais coletados por eles. A iniciativa conta com o envolvimento de estudantes, da comunidade, e dos estabelecimentos comerciais da região que coletam as tampinhas que são transformadas em brinquedos educativos, obras de arte, entre outros produtos.

 

Além de ressaltar a importância das boas práticas de consumo e descarte dos plásticos, essa iniciativa também reforça o uso das sacolas plásticas como instrumento fundamental para a coleta seletiva. A ação contemplou sacolinhas especialmente produzidas para a campanha, nos moldes determinados pela prefeitura de São Paulo, com mensagens educativas que estimulam a comunidade a coletar e destinar os plásticos à reciclagem.

 

A Plastivida e o Instituto Brasileiro do PVC também estão disponibilizando para o CEU Vila Atlântica uma máquina Papa Cartão para que as pessoas descartem seus cartões de plástico (débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, credenciais, cartões telefônicos, bilhete único e outros, inclusive os que contêm chip e tarja magnética) que não tenham mais utilidade. Os cartões são triturados com segurança para serem encaminhados à reciclagem e transformados em novos produtos. Para que os alunos e a comunidade entendam todo o processo de descarte, coleta e transformação desse resíduo, o CEU ganhará placas de sinalização, feitas com os cartões reciclados. Além disso, o estande das entidades no evento também terá outros produtos feitos com cartões reciclados, como porta-copos, painéis decorativos, réguas, entre outros.

 

As entidades farão, ainda, uma apresentação sobre outro módulo desse projeto: o curso de formação "Sustentabilidade e Educação: Os plásticos, reciclagem e resíduos sólidos", que foi estruturado com aulas teóricas e dinâmicas sobre a valorização das aplicações dos plásticos, dados técnicos sobre o produto, uso responsável, reutilização, reciclagem, lixo nos mares e educação ambiental, que foi ministrado a 74 professores formados no decorrer deste ano. As entidades formataram este curso nos moldes da DRE (Diretoria Regional de Ensino), que o homologou, gerando pontos curriculares para os professores participantes.

 

Para Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do Instituto Brasileiro do PVC, parcerias como essa iniciada com o CEU Vila Atlântica são de extrema importância para a conscientização da sociedade sobre o uso responsável e o descarte adequado dos plásticos, materiais que trazem benefícios sociais, econômicos e ambientais. "A educação ambiental é uma das formas de mostrar para a população que pequenas ações individuais podem ajudar na preservação do Planeta, por isso acreditamos que parcerias como essa com o CEU Vila Atlântica devem se tornar cada mais frequentes em prol do bem estar social e ambiental", explica o executivo.

 

 

SERVIÇO: Plastivida no aniversário do CEU Vila Atlântica

Data: 5 de novembro

Local: CEU Vila Atlântica - R. Cel. José Venâncio Dias, 840 - Jaraguá, São Paulo


Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454