terça-feira, 25 de julho de 2017

Ecomotricidade e Bem Viver são temas de colóquio internacional na área de Motricidade Humana

 

Evento que conta com a participação da UFSCar prorrogou o prazo de inscrições até 30 de julho

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, será realizado o VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (7CPQMH), em Aracaju, no Sergipe. O tema do evento internacional será "Ecomotricidade e Bem Viver". Os trabalhos a serem apresentados devem ser submetidos até o dia 30 de julho.
O Colóquio é uma inciativa conjunta do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Universidad Austral de Chile (UACh) e da Cátedra Joel Martins.
O CPQMH tem como foco o diálogo de temas pertinentes à ciência da Motricidade Humana. De acordo com o docente do DEFMH da UFSCar Luiz Gonçalves Júnior, membro da Comissão Organizadora e Científica do Colóquio, a compreensão sobre a Motricidade Humana vai além da abordagem da Educação Física, que vê o corpo apenas em seus aspectos físicos. Esse novo paradigma compreende o ser como intencionalidade, que se dirige para o mundo, às coisas e aos demais seres humanos com os quais compartilha o mundo. "Ou seja, da Educação Física para a Motricidade Humana, partimos do corpo-objeto para corpo-próprio, o corpo encarnado", descreve o professor.
De acordo com Gonçalves Júnior, o objetivo do 7CPQMH é buscar a socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos de experiência realizados por acadêmicos da graduação, pós-graduação e profissionais de diversas áreas que têm suas produções pautadas na abordagem metodológica qualitativa. "Na área de Motricidade Humana é ímpar a importância da pesquisa qualitativa, já que essa metodologia favorece estudos que consideram o ser humano em sua integralidade", afirma o docente, destacando que as pequisas qualitativas em Motricidade Humana têm tido maior aceitação, inclusive, em periódicos científicos da área.
O tema central do evento vai ressaltar a sinergia entre a Ecomotricidade e o Bem Viver. Nesse caso, a Ecomotricidade é entendida como as práticas desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos educativos de reconhecimento das relações ser humano-ambiente, que primam pelo diálogo entre Educação Ambiental, Motricidade Humana e Pedagogia dialógica; e Bem Viver é descrito como o princípio dos povos indígenas latino-americanos que propõe alternativa à ideia moderna do progresso. "Dessa forma, o evento pretende ampliar a discussão em torno dos estudos de Motricidade Humana, em diálogo crítico e igualitário com outras epistemologias e outros projetos coletivos estéticos que primam pelo convívio, pela coexistência e pela corresponsabilidade", conclui o docente da UFSCar.
O evento será realizado na UFS e os interessados em apresentar trabalhos durante o Colóquio podem submeter suas propostas até o dia 30 de julho, conforme as instruções no site do evento (http://bit.ly/2txGKOJ). Mais informações podem ser solicitadas também pelo e-mail spqmh2003@gmail.com.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454