sexta-feira, 28 de maio de 2010

"Descobrindo o Cinema Filipino" no CCBB (de 09 a 27/06)

 
Enc. por Nair Lúcia de Britto 
 
Centro Cultural Banco do Brasil apresenta:

 

 DESCOBRINDO

O CINEMA FILIPINO

 

São Paulo - 09 a 27 de Junho

Rio de Janeiro - 29 de Junho a 15 de Julho

Brasília - 13 de Julho a 01 de agosto


Com exibição de 30 títulos compondo um panorama da produção cinematográfica das Filipinas, a mostra DESCOBRINDO O CINEMA FILIPINO privilegia a produção recente que vem se destacando no mundo com exibições nos principais festivais internacionais, e também apresenta pela primeira vez alguns dos maiores clássicos do país.

 

Produzida pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e curadoria de Raphael Mesquita e Leonardo Levis, a mostra traz filmes escolhidos por sua reconhecida qualidade e que primam pelo ineditismo, pela exploração das possibilidades do digital e por sua relevância social. O evento acontece nas sedes do CCBB nas cidades de São Paulo (09 a 27 de junho), Rio de Janeiro (29 de junho a 15 de julho) e Brasília (13 de julho a 01 de agosto).

 

Nos últimos anos, nenhuma cinematografia no mundo conseguiu subir tanto no panorama internacional de grandes festivais quanto a filipina. Com filmes sendo exibidos anualmente em prestigiados festivais como Cannes, Roterdã, Bafici (Buenos Aires), Toronto ou Veneza, este cinema chega, atualmente, em seu auge de prestígio: em 2008, Melancolia, o filme de quase oito horas de duração dirigido por Lav Diaz, conquistou o prestigiado Prêmio Orizzonti no Festival de Veneza, e em 2009, Kinatay rendeu a Brillante Mendoza o ainda mais prestigiado Prêmio de Melhor Diretor na Competição Oficial do Festival de Cannes.


Conhecida como a nova geração do cinema independente filipino, formada por cineastas como os já citados Diaz e Mendoza, além do jovem Raya Martin e do radical Khavn De La Cruz, entre outros, esta geração pode hoje ser equiparada a outras de igual sucesso, como a Argentina (com Lucrecia Martel, Pablo Trapero, Lisandro Alonso, etc.) ou a Romena (com Corneliu Porumboiu, Cristian Mungiu etc.). Mas enquanto o cinema argentino e o romeno aportam constantemente em nossos cinemas, seja no circuito comercial, seja em festivais ou mostras, é rara a exibição de um filme filipino.


A mostra DESCOBRINDO O CINEMA FILIPINO pretende introduzir no Brasil este cinema tão potente quanto desconhecido, exibindo os filmes mais importantes e os cineastas mais representativos dessa nova geração. São cineastas radicais, experimentais, que, com pouco dinheiro e muitas idéias, conseguem transformar a realidade do país em cinema. Um exemplo para qualquer país que encontre estas mesmas dificuldades, como, naturalmente, o Brasil. Seus filmes também exploram não só as facilidades financeiras do uso do digital, como as técnicas, incluindo o uso da longuíssima duração (em especial nos filmes de Lav Diaz), a mobilidade e a facilidade de finalização.

 

Fomentando e instigando a observação do cinema recente filipino, a mostra é completada por uma série de produções mais antigas, mas ainda influentes. São obras clássicas, que, além de influenciar os novos cineastas, se fazem pulsantes e refletem o olhar crítico dos filipinos em relação à sua história.

 

Por tudo isso, a mostra Descobrindo o Cinema Filipino chega na hora correta: de um lado, por exibir no país esta filmografia, de outro, por refletir sobre as condições de nossa própria produção. Pensando nisso, será realizado um debate ao fim da mostra, com cineastas e teóricos, com intuito de refletir sobre os filmes vistos, assim como sobre suas propostas estéticas e práticas. O cinema filipino é muito próximo do cinema brasileiro e, ao mesmo tempo, mantém distâncias que podem e devem ser diminuídas.


CURADOR E PRODUTOR - RAPHAEL MESQUITA

Graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, foi redator da revista Contracampo entre os anos de 2006 e 2007. Trabalha com mostras e festivais de cinema tendo feito a produção de "Cinema de Assalto" (CCBB – RJ, 2007) e "Homenagem a Mário Carneiro" (CCBB-RJ e CCBB-SP, 2007), e a produção e produção executiva das mostras "Cinema de Estrelas" (CCBB-SP, 2007), "Jovens, Loucos e Rebeldes" (CCBB-RJ – 2009) e Cinema de Estrelas (CCBB-DF, 2009). Produziu o 1º Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro – RioFan (Caixa Cultural, Estação Botafogo e MAM, 2008) . Foi assistente de direção do programa Cine Conhecimento, TV Cultura (2007-08). Foi também diretor e roteirista do curta-metragem "Banhos de Mar" (Blum Filmes/ UFF, 2009),  produtor e montador do curta "Amor de Família" (Blum Filmes/ UFF), produtor do curta-metragem "Corpo no Céu", de Luisa Marques (Blum Filmes/ UFF, 2008) e produtor executivo do curta-metragem "Duelo Antes da Noite", contemplado em edital da SEC-RJ (2008) – em fase de lançamento.  Em 2010, abriu sua produtora – Blum Filmes – dedicada especialmente à produção e curadoria de mostras de cinema. Atualmente, edita o clipping semanal de cinema da Synapse Brazil; e finaliza, como co-diretor, o segmento "Descobrimento do Mundo", curta integrante do longa-metragem "Desassossego".

CURADOR E PRODUTOR - LEONARDO LEVIS

Nascido no Rio de Janeiro, em 1985, Leonardo Levis é graduado em cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Desde 2006, atua como crítico da "Revista Contracampo de Cinema". Trabalha com mostras e festivais de cinema, tendo produzido as mostras "Cinema de Estrelas" (CCBB-SP, 2007) e "Cinema é coisa de Maluco" (CCBB-DF, 2009). Produziu o 1º Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro (Caixa Cultural, Estação Botafogo e MAM). Em 2009, escreveu e dirigiu o curta-metragem "Um Amor de Família" (Blum Filmes/ UFF). Foi também produtor do curta-metragem "Corpo no Céu", dirigido por Luisa Marques (Blum Filmes/ UFF), e produziu e foi assistente de direção do curta-metragem "Banhos de Mar", de Raphael Mesquita (Blum Filmes/ UFF). Produziu a cobertura integral de vídeos da "28ª Bienal de Artes de São Paulo" e editou os vídeos exibidos na mostra "Roberto Carlos: 50 anos de carreira" (Museu da Oca, 2010). Em 2010, fundou com Raphael Mesquita e Bernardo Barcellos a produtora Blum Filmes, dedicada especialmente a produção de mostras e festivais, além de filmes de curta e longa metragem.

 

PROGRAMAÇÃO – SÃO PAULO

 

Qua, 09 de Junho

15h30 – Manila nas Garras de Neon

18h – Manila nas Entranhas da Escuridão

19h30 – Novo Cinema Filipino (Longa Vida ao Cinema Filipino + Salat + Coisas Muito Específicas à Noite + Borboletas Não têm Memória)

 

Qui, 10 de Junho

16h – Irmã Stella L.

18h – Roxlee + Raymond Red (A Grande Fumaça + Lagarto + Eternidade + Um Estudo para os Céus + Sombras)

19h30 – Todo Todo Teros + Hai, eles reciclam corações partidos em Tóquio para que não haja desperdício

 

Sex, 11 de Junho

15h – Insiang

17h – Manila

19h – Manila by Night

 

Sab, 12 de Junho

10h – Evolução de uma família filipina

 

Dom, 13 de Junho

14h30 – Milagre

17h – Kinatay

19h – A Ilha no Fim do Mundo + Projeções de Vida

 

Qua, 16 de Junho

15h30 – A Ilha no Fim do Mundo + Projeções de Vida

17h30 – Adela

19h30 – Manila

 

Qui, 17 de Junho

14h – Melancolia

 

Sex, 18 de Junho

15h – Adeus, minha estrela cadente

16h30 – Manila by Night

19h30 – Serbis

 

Sab, 19 de Junho

16h – Um Pequeno Filme sobre o Índio Nacional (ou a prolongada agonia dos filipinos)

18h – Independência

19h30 – Refrões acontecem como revoluções numa canção

 

Dom, 20 de Junho

18h – Adela

19h45 – Irmã Stella L.

 

Qua, 23 de Junho

14h – Refrões acontecem como revoluções numa canção

16h15 – Roxlee + Raymond Red

17h45 – Um Pequeno Filme sobre o Índio Nacional (ou a prolongada agonia dos filipinos)

19h30 – Debate: A história e a estética do cinema filipino (um diálogo possível com o cinema brasileiro?)

 

Qui, 24 de Junho

14h – Em cartaz

19h30 – Insiang

 

Sex, 25 de Junho

15h30 – Milagre

18h – Novo Cinema Filipino (Longa Vida ao Cinema Filipino + Salat + Coisas Muito Específicas à Noite + Borboletas Não têm Memória)

19h30 – Pesadelo perfumado – sessão seguida de debate com o realizador

 

Sab, 26 de Junho

15h - Manila nas garras de neon

17h30 – Pesadelo perfumado

19h30 – Todo Todo Teros + Hai, eles reciclam corações partidos em Tóquio para que não haja desperdício

 

Dom, 27 de Junho

13h – Manila nas entranhas da escuridão

17h30 – Lola

19h30 – Independência

 

SERVIÇO

 

DESCOBRINDO O CINEMA FILIPINO

 

Patrocínio: Banco do Brasil

Produção e Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Curadoria: Raphael Mesquita e Leonardo Levis

 

De 09 a 27 de junho – São Paulo
Local: Cinema do CCBB (70 lugares)
Entrada Franca – retirar senha a partir das 10h do dia do evento

Classificação indicativa: de acordo com o filme.

Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
R. Álvares Penteado, 112, Centro
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
11 3113 3651 / 11 3113 3652
www.bb.com.br/cultura
www.twitter.com/ccbb_sp

Acessos
Estações Sé e São Bento do Metrô. Praças do Patriarca e da Sé.

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Loja // Cafeteria Cafezal.


 


POR DIA 63.912 COMPUTADORES SÃO INFECTADOS POR VÍRUS. LEIA DICAS DE SEGURANÇA.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454