terça-feira, 25 de maio de 2010

FW: o documentário "ELEVADO 3.5" terá exibição gratuita em cima do Minhocão

Encaminhado por Nair Lúcia de Britto

ELEVADO 3.5

documentário sobre a vida das pessoas que moram, trabalham e circulam ao longo do Minhocão.

Estreia dia 04 de junho nos cinemas

 

Filme terá exibição especial ao ar livre, no próprio Minhocão, no dia 30 de maio, às 19h, entre a Rua Helvetia e Alameda Glete

 

Interessados em se credenciar para cobertura do evento no dia 30, domingo, por favor, envie um email (carolina@procultura.com.br) com nome e veículo, até sexta-feira, dia 28, às 12h.

 

No dia 31 de maio, segunda-feira, às 10h30, realizaremos uma cabine para a imprensa no Unibanco Arteplex / Shopping Frei Caneca.

 

ELEVADO 3.5, dirigido pelos diretores João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo, é um filme sobre o mundo de pessoas que se cruzam ao longo dos 3.5km do Minhocão, via expressa construída na região central de São Paulo, durante a ditadura militar. O documentário terá uma exibição especial ao ar livre, no dia 30 de maio, às 19h, sobre o Elevado Costa e Silva, entrada pela alça de acesso na Av. São João entre a Rua Helvetia e Alameda Glete.

 

Do nível da rua ao último andar, o espectador é conduzido por diferentes pontos de vista. Por cima e por baixo da via, à sombra ou nos fios de luz que desenham uma cidade recortada, o filme se desenrola por meio do mergulho nas histórias dos personagens. A memória do alfaiate, do pedreiro, do comerciante, das filhas do imigrante italiano ou da cantora, cede espaço para imagens de arquivo. As palavras da cabeleireira transexual, do senhor "diplomado na escola da vida", o canto de uma pessoa solitária, inserem novamente o espectador no presente. Tempos se entrecruzam. Outros personagens aparecem. Pessoas que estão ali por opção ou não, há muito ou pouco tempo, de diferentes idades e origens. O Elevado provoca e converge os olhares: de janela para janela, do segundo andar para a via expressa, do carro para dentro do apartamento, do ônibus para o comércio, do comerciante para o transeunte, da cobertura para a paisagem.

 

ELEVADO 3.5 venceu o Festival "É tudo verdade / It's all true" em 2007 e participou dos seguintes festivais: 24º Festival de Cine de Bogotá, 16º Festival de Biarritz, 22º Festival Del Cinema Latino Americano (Trieste), 48º Festival dei Popoli (Firenzi), 1º Brazilian Filme Festival of Toronto, 11º FórumDoc.BH, 29º Festival Del Nuevo Cine LatinoAmericano (Havana), 20º Rencontres Cinemas D'Amérique Latine de Toulouse.

 

Sobre os diretores:

 

Paulo Dominguez Pastorelo é arquiteto e urbanista formado pela FAU/USP. Iniciou sua carreira de documentarista com o filme Vale o Homem seus Pertences (52min), realizado em co-produção com  STV - Rede SescSenac de Televisão em 2005. Dirigiu e produziu, em parceria com João Sodré, o vídeo educativo Desenhos do Mundo e Descobrimentos Imaginados (14min) para exposição de cartografias de São Paulo no Museu Paulista em 2005. Foi também 1o assistente de direção do cineasta Rodolfo Nanni no longa-metragem documentário O Retorno, premiado no Festival Cine - PE em 2008. Atualmente, finaliza seu mestrado em cinema na Universidade Sorbonne-Nouvelle Paris III e se prepara para filmagem do longa-metragem Tokiori – Dobras do Tempo em agosto deste ano [www.tokiori.wordpress.com].

 

Maíra Santi Bühler formou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo em 2001. Em 2006, defendeu seu mestrado, "Vida e Morte no Campo Alegre: um Estudo Etnográfico no Jequitinhonha", no departamento de Antropologia da mesma instituição. Tem formação complementar e experiência profissional na área de fotografia e vídeo e trabalha com antropologia e imagem. Dirigiu os documentários  Elevado 3.5 (2007) e A Aranha Vive Daquilo que Tece (2002).

 

João Clark de Abreu Sodré é arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2005) e mestre na mesma instituição com a dissertação Arquitetura e viagens de formação pelo Brasil, 1938-1962 (2010). Integra o escritório gruposp, com Alvaro Puntoni, desde 2004. Produziu, com Paulo Pastorelo, o vídeo educativo Desenhos do Mundo e Descobrimentos Imaginados para exposição "Cartografia de uma história. São Paulo colonial: mapas e relatos", Museu Paulista (2005).

 

Sobre a Produtora:

 

Com Joana Mariani e Matias Mariani à frente, a Pr!mo Filmes já assinou a produção dos longas-metragens O Cheiro do Ralo, Fabricando Tom Zé, Trinta e Elevado 3.5. Matias é formado em cinema pela Universidade de Nova York, dirigiu o curta O Não de São Paulo e se especializou em produção executiva. Joana foi assistente de direção de vários filmes e acaba de estrear na direção com o curta-metragem, Cotidiano. Atualmente a Pr!mo Filmes desenvolve também a pré-produção de A Montanha, de Vicente Ferraz, em parceria com a Três Mundos, e dos curtas Réquiem, de Marcos Camargo e de O Nome do Gato, de Pedro Coutinho.

 

 

Brasil, 2007, 72min.

Direção / Pesquisa / Roteiro: João Sodré, Maíra Bühler & Paulo Pastorelo.

 

Personagens Entrevistados: Luiz Sollazzi, Alcyr Christoforo, João Batista Correa da Paixão, Ananias Pereira dos Santos, entre outros.

 

Produtora: Pr!mo Filmes

Produtor Executivo: Matias Mariani

Diretor de Fotografia: Lula Carvalho

Técnico de Som: Paulo Seabra

Assistente de Produção: Camila Camargo & Natália Valiera

Trilha Sonora Original: Eduardo Nazarian e Guilherme Garbato

 

Sinopse Curta: Documentário sobre a vida de pessoas que moram, trabalham e/ou circulam ao longo do Minhocão, via elevada que atravessa a região central de São Paulo.

 

 



POR ANO SÃO ENCONTRADOS 609.000 SITES QUE ROUBAM DADOS. VEJA COMO SE PROTEGER AQUI.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454