quarta-feira, 16 de junho de 2010

20º Cine Ceará - Mostra "Diásporas: As Fronteiras da Identidade" apresenta dois filmes inéditos no Brasil

 

C:\Users\estacao5\Desktop\20CineCe_AnuncPágSIMPLES.jpg

 

MOSTRA "DIÁSPORAS: AS FRONTEIRAS DA IDENTIDADE" APRESENTA DOIS FILMES INÉDITOS NO 20º CINE CEARÁ

 

Premiére dos filmes "De um Muro ao Outro. Berlim-Ceuta", de Patric Jean e "Feito em Los Angeles", de Almudena Carracedo e Robert Bahar, acontecem dias 29 e 30 de junho, respectivamente

 

Filmes serão exibidos entre os dias 25 e 30 de junho na sala 2 do Espaço Unibanco de Cinema Dragão do Mar;

 

O 20º Cine Ceará, que acontece entre os dias 24 de junho e 1 de julho em Fortaleza, realiza mais uma mostra paralelamente às mostras competitivas. A Mostra Diásporas: As Fronteiras da Identidade selecionou duas produções brasileiras e outras quatro estrangeiras, dentre elas dois filmes inéditos no Brasil. Todos eles falam sobre o universo da imigração e a formação de uma sociedade multicultural.

 

Um deles é o De um Muro ao Outro. Berlim-Ceuta, de Patric Jean, documentário francês que relata a vida do novo mundo europeu da imigração representada por uma sociedade mestiça, multicultural e rica em diversidades. Ptric Jean é diretor de cinema e escritor, fez mestrado na Universidade Livre de Bruxelas e estudou cinema no INSAS (Instituto Nacional das Artes) na Bélgica. Em sua filmografia incluem os filme Les enfants du Borinage, lettre à Henri Storck (doc, 1999); Traces (doc-ficção, 2000) e La raison du plus fort – Might is Right (doc., 2003). Atualemente trabalha nos longas-metragens La domination masculine (doc.) e Libres (ficção).

 

Outro filme inédito no Brasil apresentado na mostra é o Feito em Los Angeles, de Almudena Carracedo e Robert Bahar. Ganhador de um Emmy, o documentário conta a historia de três imigrantes latinas, costureiras em oficinas de exploração de Los Angeles, que embarcam numa odisséia de três anos para conseguir proteções laborais básicas de uma famosa loja de roupas. Almudena Carracedo também dirigiu um documentário sobre Tijuana chamado Welcome- A Docu-Journey of Impressions, que ganhou o Primeiro Prêmio de Curta-metragem no prestigioso Festival de Documentários Silverdocs. Almudena tem sido júri em vários festivais internacionais, como a Semana de Cinema de Valladolid (Seminci, Espanha), o Silverdocs, o Festival Internacional de Cinema Latino de San Diego, e o Festival Internacional de Documentários de Santiago de Chile, entre outros. Robert Bahar é produtor e co-roteirista de Feito em Los Angeles. Anteriormente produziu o premiado documentário Lait to Waste, e tem sido produtor e diretor de produção de vários filmes independentes, incluído Diary of a City Priest, que estreou em Sundance.

 

Entre as produções brasileiras está o Terras, primeiro longa-metragem de Maya Da-Rin, fala de uma região localizada na fronteira entre três países, Brasil, Colômbia e Peru, onde os limites territoriais se confundem nos corpos e nos rostos de seus habitantes. O documentário participou do Latin American Works in Progress, promovido pelo Berlim International Film Festival em 2008.Maya Da-Rin é realizadora, montadora e assistente de direção. Graduada em Desenho Industrial pela PUC/RJ, participou em 2005 das oficinas Direção de Documentário e Direção Cênica na Escola Internacional de San Antonio de los Baños, Cuba. Dirigiu E agora José? (2002) e Margem (2007), ambos premiados pelo instituto Itaú Cultural/Rumos Cinema e Vídeo. Atualmente Maya desenvolve o roteiro do curta-metragem de ficção Último Andar.

 

Cosmópolis, de Camilo Tavares, Otávio Cury e Cói Belluzzo, é mais uma produção brasileira na mostra e conta a história da quarta maior cidade do mundo, São Paulo, através de alguns personagens paulistanos. Camilo Tavares é formado em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da USP e cursou especialização na Cidade do México, sua terra natal. Entre seus trabalhos estão: Nó na Garganta; Cara-Feia (1994), Un Poquito de Água (1995), Educação Escolar Indígena (2003), Quem Sabe Faz a Hora (2004) e Estradas das Vidas (2005). Otávio Cury é formado em Engenharia Agronômica pela USP e seu trabalho de estreia no cinema foi o documentário São Paulo dos Imigrantes em 2004. Cói Belluzzo nasceu em São Paulo e é formado em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Trabalhou como assistente de direção e montador na produtora O2. Cosmópolis é seu primeiro filme.

 

O 20º Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e Desporto, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A Realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

 

 

PROGRAMAÇÃO MOSTRA DIÁSPORAS: AS FRONTEIRAS DA IDENTIDADE

Espaço Unibanco de Cinema Dragão do Mar – sala 2

Sempre às 14h

 

Dia 25 de junho

A PERDA / LA PÉRDIDA

Enrique Gabriel e Javier Angulo. Doc. 98'. Espanha-Argentina, 2009

 

A perda é uma reflexão em torno do exílio de toda uma classe intelectual, científica e acadêmica que, devido à violência política dos anos 60 e 70, viu-se forçada a abandonar a Argentina. O filme estrutura-se em torno de entrevistas a uma dúzia de exilados argentinos que trabalham com sucesso em seus países de adoção. Como seria a Argentina hoje senão tivesse sido desprovida de aquela brilhante geração?

 

Dia 26 de junho

BALSEROS
Patric Carles Bosch e Josep Maria Domènech. Doc. 120'. Espanha. 2002

 

'Balseros' é um filme único. No verão de 94 uma equipe de repórteres de televisão filmou e entrevistou sete cubanos e suas famílias, durante os dias prévios à arriscada aventura de jogar-se ao mar para alcançar as costas dos Estados Unidos, fugindo das dificuldades econômicas que assolavam seu país. Algum tempo depois puderam localizá-los, no acampamento de refugiados da base norte-americana de Guantánamo, onde tinham sido enviados, depois de resgatados em alto mar. Suas famílias permaneciam em Cuba, sem notícias deles, com exceção de uma mulher que naufragou e voltou a Ilha. Passaram-se sete anos, na evolução dos personagens, seus destinos, sua vida nos Estados Unidos ou sua permanência em Cuba é retratada com detalhes, com sensibilidade. Esta é a história de alguns dos verdadeiros sobreviventes do nosso tempo. A aventura humana de náufragos entre dois mundos.

 

Dia 27 de junho

TERRAS
Maya Da-Rin. Doc. 2009. 75′. Brasil. 2009

 

Três países. Duas cidades. A floresta. Na fronteira tríplice entre Brasil, Colômbia e Peru, as cidades gêmeas Letícia e Tabatinga formam uma ilha urbana cercada pela imensa floresta amazônica. As delimitações territoriais são muitas vezes encobertas pela densa vegetação e as fronteiras se confundem nos corpos e rostos de seus moradores. Terras acompanha o ritmo deste lugar de encontro e passagem, aproximando-se do cotidiano de seus habitantes.

 

Dia 28 de junho

COSMÓPOLIS
Camilo Tavares, Otávio Cury e Cói Belluzzo. Doc. 55'. Brasil. 2005

 

Um negro campeão de karaokê na Liberdade, um menino com avôs muçulmanos, judeus e japoneses, um pedreiro que trabalhou na construção do Copan e outros personagens paulistanos curiosos ajudam a contar a história da quarta maior cidade do mundo.

 

Dia 29 de junho

DE UM MURO AO OUTRO. BERLIM-CEUTA / D'UN MUR L'AUTRE – BERLIN-CEUTA

INÉDITO

Patric Jean. Doc. 90 min. França. 2008

 

Do antigo muro de Berlim ao recente fechamento de Ceuta em terra africana, este road-movie nos faz atravessar a Europa. Quatro fronteiras pelo menos, mas apenas um eixo: uma sociedade mestiça, multicultural, rica em suas diversidades apesar de suas tradições de rejeito. Crônica de encontros com alguns desraigados vindos da Sardenha, do Congo, da Bolívia e da Romênia, tantas histórias de valor e de dignidade, com uma energia selvagem em sua busca. Oferece-nos assim uma visão fresca, sem clichês, do novo mundo europeu da imigração, com otimismo, alegria e ocasionalmente, ironia.

 

Dia 30 de junho

FEITO EM LOS ANGELES / MADE IN L.A.

INÉDITO

Almudena Carracedo e Robert Bahar. doc. 70'. Estados Unidos. 2007

 

Made in L.A. ("Feito em Los Angeles"), filme ganhador de um Prêmio Emmy, documenta a extraordinária história de três imigrantes latinas, costureiras em oficinas de exploração de Los Angeles, que embarcam numa odisséia de três anos para conseguir proteções laborais básicas de uma famosa loja de roupas. Com um estilo direto e intimista, Made in L.A. revela o impacto desta luta na vida de três mulheres, a medida que a experiência as transforma. Comovedora, simpática e profundamente humana, é uma história sobre a imigração, o poder da unidade e a coragem que se precisa para encontrar a própria voz.

 

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454