Além da discussão, será exibido vídeo sobre o assunto, elaborado por pesquisadores da UFSCar
No dia 12 de julho, acontece em São Carlos a exibição do vídeo "Viver os direitos humanos na escola Prevenir a violência", elaborado por pesquisadores do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O vídeo apresenta problemas cotidianos de muitas escolas brasileiras, como situações de desrespeito entre alunos, alunos e funcionários e funcionários e pais, discutidas a partir da literatura acadêmica.
Após a exibição haverá um debate com a participação da professora Lucia Williams, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, e da pesquisadora e doutora pelo Programa de PósGraduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar Ana Carina StelkoPereira, que elaboraram o vídeo, com o apoio educacional do SENAC.
Com o objetivo de gerar reflexões e motivar ações por parte de professores, diretores, pedagogos e pais, o vídeo foi elaborado para ser utilizado em conjunto com outros dois materiais: o livro "Violência Nota Zero: Como aprimorar as relações interpessoais na escola", publicado pela Editora da UFSCar (EdUFSCar) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), dirigido a educadores, e o folder "Psiu, repara aí! Vamos refletir sobre violência entre os colegas?".
Nenhum comentário:
Postar um comentário