Galeria Pilar Comemora 2 anos com mostra da grande artista argentina Marta Minujín
Mostra recria reúne importantes trabalhos da trajetória da artista argentina, que foi amiga de Andy Warhol e Helio Oiticica
A Galeria Pilar comemora seus dois anos de atividades com exposição panorâmica da grande artista argentina Marta Minujín. A mostra, que ocorre entre 10 de semtembro, às 19h, e 26 de outubro de 2013, tem curadoria do argentino Rodrigo Alonso e reúne importantes obras da carreira da artista, desde sua produção efêmera e pioneira em instalações de ambiente dos anos 1960 até trabalhos mais recentes, da última década.
Marta Minujín é uma figura emblemática na história da autogestão de projetos na Argentina. Incansável "projetista", Minujín transitou por múltiplas experiências durante sua produção. No início dos anos sessenta, realizava performances de caráter efêmero, como "La destruccíon", realizada em Paris em 1963. Essa sua primeira obra autodenominada Happening, na qual convocou os artistas Alejandro Otero, Carlos Cruz Diez e Christo, para queimar e destruir seus trabalhos expostos.
Na exposição, apresentamos documentação e croquis de performances e instalações históricas, como"Obelisco Acostado, realizada na Bienal de São paulo, em 1978; e a ação "Repollos", realizada em 1977, no MAC USP. A mostra traz ainda a celebrada série de seis fotografias da ação "O pagamento da Dívida Argentina", realizada com Andy Warhol, em 1985, em Nova York, desdobramentos dos famosos colchões do anos 1960, além da escultura "Catedral para o Pensamento vazio".
No mesmo período da mostra em São Paulo, a artista recria um de seus mais importantes trabalhos na 9a Bienal do Mercosul 2013, que ocorre entre 13de setembro e 10de novembro de 2013 em Porto Alegre. Apresentada originalmente em 1966, no Instituto Torcuatro de Tella, em Buenos Aires, a obra "Simultaneidad en Simultaneidad", trata-se de um projeto internacional denominado Three Countries Happening, concebido em colaboração com os artistas Allan Kaprow (desde Nova York) e Wolf Vostell (desde Berlim). De Buenos Aires, Minujín usava todos os meios de comunicação (tv, telex e rádio), para criar uma invasão de mídia instantânea.
Serviço:
Exposição: Marta Minujín
Abertura: 10 de setembro de 2013, às 19h
Período expositivo: 11/09/13 a 26/10/13
-
GALERIA PILAR
Santa Cecília: r. Barão de Tatuí, 389, tel. (11) 3661-7119. Ter. a sex., 11h/19h; sáb., 11h/17h.www.galeriapilar.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário