quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Seminário Internacional debate futuro do esporte escolar mundial


Foram discutidos os legados dos mega eventos e sua relação com o esporte escolar


A Unesp, em parceria com a Universidade de Birminghan e Ministério do Esporte, promoveram entre os dias 3 e 4 de novembro, em São Paulo, o Seminário Internacional Sports Mega-Events, Physical Education and Sport in Schools, que reuniu grandes nomes nacionais e internacionais envolvidos com a pesquisa do esporte escolar no mundo.

O objetivo do seminário foi reunir especialistas e representantes nacionais e internacionais, provenientes de países com experiência na prática e fomento esportivo na escola, para discutir como a Educação Física e o Esporte Escolar podem promover a saúde, a excelência esportiva e os valores olímpicos e paraolímpicos. A importância dessa discussão é, ainda, maior considerando a realização dos megaeventos esportivos no Brasil, que constituem oportunidade única para alavancar o desenvolvimento e a prática esportiva no âmbito escolar.
No primeiro dia de palestra estiveram presentes na abertura do evento Malcolm Press, Vice Chanceler da Universidade de Birminghan; Ricardo Capelli, Secretário Nacional de Esportes, Edução, Lazer e Inclusão Social; Clarice Traversini, Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica/MEC. Em seu discurso de abertura, Malcom Press ressaltou três pontos considerados por ele, importantes para o debate sobre a temática de mega eventos e esporte escolar: “ É sabido que o ativo das universidades é o saber. Traduzimos e transmitimos o conhecimento para indivíduos e a sociedade, neste sentido, acredito que eventos como este que está sendo promovido pela Unesp, demonstram que as universidades trabalham melhor quando em parceria com outras instituições e academias. O segundo ponto, é que temos o potencial de mudar as vidas das crianças brasileiras e de seus filhos, e filhos dos seus filhos, através da conscientização da importância da prática da atividade física e, por último, que esta prática deve ser considerada também para as pessoas idosas, que devem ter a ciência de que a atividade física contribuirá para um envelhecimento com mais saúde e boa forma”, disse o vice chanceler.
Na primeira palestra do dia, o bem humorado britânico, Jonathan Grix, professor/pesquisador sobre políticas esportivas da Universidade de Birmingham, provocou os presentes sobre a importância do planejamento dos legados deixados com os mega eventos em sua palestra sobre “Impacto dos Mega Eventos”. “Realizar bem um mega evento, significa mandar uma mensagem para todo o mundo, que você esta pronto, consegue e realiza atividades esportivas no país”, afirmou Jonathan que ainda ressaltou “o número de medalhas não comprova que há um aumento na procura por esportes em um país, a exemplo do que aconteceu no Reino Unido, após as Olimpíadas, algo bem parecido com o popular fenômeno de Wimbledon. Após o torneio, todo mundo compra uma raquete, se matricula em academias, e depois de um mês desiste de tudo, ou seja, foi só a empolgação do momento”, explicou o professor.


Outro destaque do dia ficou por conta de, Andre Arantes, coordenador do Programa Atleta na Escola do Ministério da Educação. Andre abordou o trabalho que tem sido desenvolvido no país unindo esporte e educação. Destacou o grande número de participações de atletas em competições escolares como os Jogos Escolares da Juventude promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro, mas alertou que há muito ainda a ser feito, principalmente no envolvimento da criança e adolescente em atividades físicas no contra turno da escola.
Ainda no primeiro dia, aconteceram fóruns de discussão sobre a abordagem do esporte escolar em outros países como Inglaterra, Alemanha, Canadá e Estados Unidos, unindo grandes nomes da pesquisa européia e americana como Gudrun Doll?Tepper da Universidade Aberta de Berlin, Natalie Smith da Universidade de Chicago, Niclas Jönsson do Departamento de Educação da Austrália, e Joan Duda da Universidade de Birmingham.
O segundo dia do Seminário foi reservado para o debate com os participantes sobre os dados apresentados. Foram formados vários grupos, entre brasileiros e estrangeiros que promoveram um intercâmbio de vivências e ao final apresentaram os resultados da discussão como sugestão para o encaminhamento das políticas públicas do Brasil para a melhor condução e aproveitamento dos mega eventos e fomento do esporte escolar no país.

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