quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Inscrições abertas para Rede de Pontos de Cultura UFSCar - São Carlos

Seis entidades culturais contempladas receberão R$ 60 mil cada uma para fortalecer as atividades que já desenvolvem
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou a Rede Pontos de Cultura UFSCar - São Carlos, que irá contemplar com R$ 60 mil seis entidades culturais do município com o objetivo de fortalecer as atividades que já desenvolvem. A Rede de Pontos de Cultura UFSCar - São Carlos faz parte do Programa Cultura Viva, criado pelo Ministério da Cultura em 2004 - e que em 2014 foi instituído como Política Nacional de Cultura Viva - com o objetivo de incentivar as entidades culturais de todo o país a formar uma rede de criação e gestão cultural. As inscrições estão abertas até às 18 horas do dia 4 de janeiro de 2017.
Para concorrer, as entidades precisam estar formalmente constituídas e exercendo atividades culturais há pelo menos três anos no município de São Carlos. O edital está disponível no site da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (FAI.UFSCar), gestora do projeto, em www.fai.ufscar.br.
Segundo Carla Silva, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar e integrante da Rede de Pontos de Cultura, a iniciativa visa fomentar o cenário artístico-cultural de São Carlos e fortalecer os grupos já existentes. "Pretendemos promover a articulação para além das entidades contempladas", destaca. A Rede Pontos de Cultura UFSCar - São Carlos também irá mapear ações culturais da cidade e realizar oficinas de formação.
O professor do Departamento de Letras (DL) da UFSCar Wilson Alves-Bezerra, coordenador da Rede Pontos de Cultura UFSCar - São Carlos, explica que ensino e pesquisa são atuações mais conhecidas da Universidade, mas é por meio de projetos de extensão como este que se estreita o relacionamento com a sociedade. "A Rede é um importante projeto de extensão universitária. Esse tipo de atividade permite o efetivo diálogo entre a Instituição e a comunidade do município", frisa Alves-Bezerra.
Dúvidas sobre a Rede Pontos de Cultura UFSCar - São Carlos podem ser esclarecidas pelo email pontosdecultura@ufscar.br. Mais informações pelo site www.pontosdecultura.ufscar.br e no Facebook, em www.facebook.com/pontosdeculturaufscar.

Nenhum comentário: