terça-feira, 28 de outubro de 2014

Mostra Documento chega ao CineSESC em novembro

Documentários nacionais e estrangeiros compõem a mostra que começa em 5 de novembro. De 5 a 12 de novembro, o CineSESC recebe a Mostra Documento. Nesta primeira edição do evento, o foco é a relação entre documentário e ficção. Serão exibidos 10 filmes que ultrapassam e invadem as fronteiras de gênero no cinema, questionando sua estrutura narrativa e a hibridização de linguagens. O documentário de abertura, em 5 de novembro, será Brasil S/A, do diretor Marcelo Pedroso. As sessões das 19h estão reservadas para nove documentários realizados nos Ateliers Varan – Centre de Formation du Cinéma Documentaire (Paris, França), inéditos no Brasil. Mostra Documento À Queima Roupa Dir.: Theresa Jessouroun Brasil, 2014, 90 min, 14 anos Documentário investigativo sobre a violência e a corrupção da polícia do Rio de Janeiro nos últimos 20 anos. Apresenta os fatos mais emblemáticos deste período do ponto de vista dos familiares, testemunhas, sobreviventes e demais envolvidos diretamente nos casos, como advogados, promotores e juízes. O filme parte da Chacina de Vigário Geral, em 1993, culminando com execuções cometidas em nome da lei, em 2012 e 2013. Os fatos são apresentados através de entrevistas, imagens de arquivo e cenas ficcionais que reconstroem a memória dos sobreviventes das chacinas. § Melhor Documentário e Melhor Direção de Documentário no Festival do Rio, 2014. Sessões: 6/11, 21h*; 9/11, 15h e 12/11, 17h. A Selva Interior (La Jungla Interior) Dir.: Juan Barrero Espanha, 2013, 75 min, 14 anos Antes de embarcar numa viagem científica ao Pacífico, Juan convida sua namorada, Gala, a visitar a cidade onde passou a maior parte de sua infância. Durante essa visita, o casal faz planos para o futuro e profundas diferenças aparecem. Cinco meses depois, quando Juan volta da selva, ele descobre que sua vida mudará para sempre. Sessões: 6/11, 17h e 9/11, 21h30. A Vizinhança do Tigre Dir.: Affonso Uchoa Brasil, 2014, 95 min, 14 anos. Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem. Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias. § Melhor Filme – Júri Oficial e Júri da Crítica – na 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes. § Melhor Filme no Olhar de Cinema, Festival Internacional de Curitiba, 2014. Sessões: 9/11, 17h e 12/11, 15h. Brasil S/A Dir.: Marcelo Pedroso Brasil, 2014, 72 min, 14 anos. No Brasil dos últimos 500 anos, Edilson esteve cortando cana-de-açúcar. Um dia, as máquinas chegaram e ele deixou o corte para se engajar em sua primeira missão espacial. Um pequeno passo para ele, um salto enorme para o Brasil. § Melhor Direção, Roteiro, Trilha Sonora e Som no Festival de Brasília, 2014. Sessões: 5/11, 21h; 8/11, 21h* e 10/11, 17h*. Não Me Deixe (Ne me quittes pas) Dir.: Sabine Lubbe Bakker e Niels van Koevorden Holanda/ Bélgica, 2013, 107 min, 14 anos. ‘Ne me quitte pas’ é uma ode tragicômica ao fracasso. Filmado na fronteira da Bélgica, Bob (Flamengo) e Marcel (Valão) dividem sua solidão, senso de humor e loucura pelo álcool. Concordaram que o suicídio é a melhor saída se as coisas forem de mal a pior. Sendo assim, escolheram o melhor lugar para realizar tal desfecho: sob a árvore da vida de Bob. § Melhor montagem - Festival de Tribeca. Sessões: 6/11, 15h e 8/11, 17h. Navajazo Dir.: Ricardo Silva México, 2014, 75 min, 14 anos. O apocalipse como sempre o imaginamos, é apresentado através de retratos de personagens em suas tentativas de sobrevivência em ambientes hostis. Tudo o que têm em comum é um ao outro e o que possuem em comum é a vontade de continuar vivendo, não importando a qual custo. § Leopardo de Ouro de Melhor Filme - Mostra Cineastas do Presente, no Festival de Locarno, 2014. Sessões: 10/11, 21h e 11/11, 15h. O Ato de Matar (The Act of Killing) Dir.: Joshua Oppenheimer Dinamarca / Noruega / Reino Unido, 2012, 166 min, 14 anos. Na Indonésia, o golpe militar de 1965 levou um exército paramilitar a ser promovido a um autêntico esquadrão da morte. Em menos de um ano, mais de um milhão de pessoas foram executadas. Décadas depois, alguns membros desses esquadrões vivem como heróis e desejam contar orgulhosamente sua própria versão da história. Eles concordam não apenas em narrar seus assassinatos brutais, mas em reencená-los diante das câmeras, inspirados pelos filmes americanos que tanto adoram. Com produção executiva de Werner Herzog e Errol Morris, o filme levou dez anos para ser concluído. § Premiado em importantes Festivais como Berlim, CPH:DOX, BAFTA, Indie Lisboa e Documenta Madrid, 2013. Sessões: 7/11, 21h* / 10/11, 14h. O Criador da Selva (Sobre la Marxa) Dir.: Jordi Morató Espanha, 2014, 74 min, 14 anos. Um homem que criou uma selva próxima à rodovia, construindo com suas próprias mãos obras belíssimas e inacreditáveis de engenharia na floresta. Essa é ainda a história de como ele acabou queimando-as até as cinzas para reconstruí-las, vez após vez, década após década. Ele é conhecido como “Garrell”, ou ainda como “Tarzan de Argelaguer” e não parece ser movido por nenhum propósito aparente, exceto um: manter-se em movimento. Sessões: 8/11, 15h e 11/11, 17h. Sagrado Rodoanel (Sacro Gra) Dir.: Gianfranco Rosi Itália/França, 2013, 83 min, 14 anos. A bordo de uma mini-van, o diretor italiano Gianfranco Rosi partiu em busca de histórias e personagens que vivem à margem de um grande anel rodoviário que contorna a cidade de Roma. Deste mundo invisível, escondido atrás de uma quase infinita parede antirruído, emergem personagens como um nobre piemontês ou um botânico que luta para salvar suas palmeiras. Uma coleção de histórias sobre os bastidores de um universo em expansão. § *Grande vencedor do Festival de Veneza 2013, o filme é o primeiro documentário da história a receber o Leão de Ouro. Sessões: 7/11, 17h e 12/11, 21h*. Serras da Desordem Dir.: Andrea Tonacci Brasil, 2006, 135 min, 14 anos. Carapirú é um índio nômade que após escapar do massacre de seu grupo familiar em 1977 perambula sozinho pelas serras do Brasil central até ser capturado 10 anos depois a 2000 Km de distância de seu ponto de partida. Levado para Brasília pelo sertanista Sydney Possuelo torna-se manchete nacional e centro de polêmica criada por antropólogos e lingüistas quanto à sua origem e identidade. § Melhor Filme Brasileiro, Direção e Fotografia no Festival de Gramado de 2006. Sessões: 7/11, 14h30 e 11/11, 21h*. Mostra Varan O Impenetrável (El Imoenetrable) Dir.: Daniele Incalcaterra e Fausta Quattrini Argentina/França, 2012, 95 min, Livre. Daniele Incalcaterra herda 5 mil hectares no Chaco paraguaio - a última terra virgem, em que se espera escrever outra história, e ao mesmo tempo o lugar que pressentimos trágico, onde arriscamos viver um western clássico desembocando na conquista do Oeste: natureza selvagem a dominar, terra a colonizar, riquezas a explorar, índios a exterminar. Daniele decide devolver a terra aos índios que sempre viveram no território. Seus vizinhos – companhias petrolíferas, cultivadores de soja e criadores de gado – que desbravam a floresta, não parecem favoráveis... ‘O Impenetrável’ é um western contemporâneo, com protagonistas bem reais. § Seleção oficial Festival de Veneza, 2012. § Prêmio Melhor Filme do público e Prêmio SIGNIS do Festival de Mar del Plata, 2012. § Prêmio de melhor documentário do Festival Biarritz América Latina, 2012. § Segundo Prêmio Festival Filmmaker Milan, 2012. § Prêmio do juri do Festival do Cine Espanhol de Málaga, 2013. § Primeiro Prêmio do Sicilia Ambiente Festival, 2013. § Grande Prêmio Traces de Vies Clermond Ferrand, 2013. Sessões: 6/11, 19h* e 12/11, 19h. Bem-vindo à Colômbia (Bienvenue en Colombie) Dir.: Catalina Villar França/Colômbia, 2002, 65 min, Livre. A Colômbia é palco de uma das guerras mais terríveis da atualidade. 35 mil assassinatos por ano, 70 mil minas disseminadas pelo país, uma remoção a cada 10 minutos, “uma série de números assustadores que parecem neutralizar-se uns aos outros”, diz a narradora do filme. Catalina Villar é o personagem condutor dessa viagem que, no caminho inverso ao das estatísticas, nos leva a percorrer ao seu lado as ruas do país, durante um período eleitoral. § Seleção Festival Visions du Réel, Nyon, 2003. § Seleção Festival International des Programmes Audiovisuels de Biarritz, 2003. § Seleção Festival FILMAR en América Latina, Geneve, 2003. § Seleção Festival Cinelatino – Rencontres de Toulouse, 2003. Sessão: 7/11, 19h. Em Nossas Mãos (Entre Nos Mains) Dir.: Mariana Otero França, 2010, 88 min, Livre. Confrontados à falência da empresa de lingerie onde trabalham, os funcionários, majoritariamente mulheres, tentam recuperá-la sob a forma de cooperativa. À medida que o projeto ganha corpo, eles se chocam com o patrão e a realidade do mercado. A empresa torna-se então um pequeno teatro onde se encenam, em meio às peças íntimas, questões econômicas e sociais fundamentais. Os funcionários descobrem nessa aventura coletiva uma nova liberdade. § Indicado para o César 2011 na categoria melhor documentário. § Selecionado em: Acid Festival de Cannes, Festival de Lussas, La Rochelle, Festival de Tübingen, Doc Lisboa. Sessão: 8/11, 19h. A Comissão da Verdade (La Commission de la Vérité) Dir.: André Van In França/Bélgica, 1999, 138 min, Livre. Nelson Mandela, em 1995, instaura a “Comissão para a Verdade e a Reconciliação” na África do Sul, composta por 17 membros e presidida por Desmond Tutu. Por mais de um ano, vítimas, algozes, e testemunhas do Apartheid serão convidados a contar a verdade sobre o passado. Os realizadores foram autorizados a seguir em toda a sua duração esse processo que deveria permitir refundar a nação. § Prêmio Louis-Marcorelles e Prêmio das bibliotecas do Cinéma du Réel, 1999. § Prêmio de melhor documentário no Festival du Film de Bombay, 2002. Sessão: 9/11, 19h. Atelier Vietnã A Quem Pertence a Terra? (Dat Dai Thuoc Ve Ai?) Dir.: Doàn Hông Lê França/Vietnã, 2009, 54 min, Livre. O filme se passa na região agrícola de Quang Nam, a alguns quilômetros da cidade de Da Nang, base portuária americana durante a guerra do Vietnã, onde aconteceram combates dentre os mais sangrentos. Hoje, o Estado decide ceder as terras de arrozais a concessionárias estrangeiras para a instalação de um campo de golfe. Os habitantes resistem a esse projeto de expropriação. § Seleção Festival Traces de Vies Clermond Ferrand, 2010. Sonhos de Operárias (Giac Mo La Cong Nhan) Dir.: Thao Tran Phuong França/Vietnã, 2006, 53 min, Livre. Hanoï, zona industrial japonesa: as jovens que deixaram suas cidades no interior lutam para escapar às agências de trabalho e aos contratos precários a que conduzem a globalização do país. Tornar-se uma “verdadeira” operária é um sonho, e deveria trazer orgulho e segurança. § Prêmio Bolsa Pierre e Yolande Perrault do Festival du Réel, 2007. § Seleção Encontros internacionais do filme documentário, Montréal, 2007. § Seleção Festival Internacional do filme de mulheres, Dortmund, Alemanha, 2007. Duração do atelier: 2004 – 2014, sob direção de André Van In. Sessão: 10/11, 19h. Atelier Afeganistão Minha Cabul (Kabul-E-Man) Dir: Wahid Nazir França / Afeganistão, 2006, 22min, Livre. Jamal é motorista de táxi coletivo. Com seus passageiros, ele fala da guerra civil presente na memória de todos e encontra seus traços nas ruas da cidade. § Menção Especial Festival Internacional do Curta-metragem de Evora, 2007. § Prêmio de melhor montagem em documentário do Festival de Kaboul. Check Point Dir.: Hamed Alizadeh França / Afeganistão, 2011, 28 min, Livre. Em um dos numerosos check points da cidade, os policiais fazem rondas, expostos a todos os perigos, longe de suas casas, abrigados em conteiners onde partilham suas magras refeições e tentam dormir algumas horas. § Seleção Festival dos 3 Continentes, 2011. § Seleção Festival Visions du Réel - Competição Internacional, 2012. § Seleção Autumn Human Rights Film Festival, 2011. § Seleção Festival Indo Persan, 2012. Pequeno Afeganistão (Afghanistan-E-Kochak) Dir.: Basir Seerat França / Afeganistão, 2011, 30 min, Livre. Longa rua de um bairro popular, onde antigas charretes-táxi disputam a passagem com os automóveis. Conflitos incessantes se opõem entre o mundo moderno e o antigo. § Seleção Festival dos 3 Continentes, 2011. § Seleção Festival DokumentART, 2012. § Seleção Festival Indo Persan, 2012. Duração do ateliê: 2006-2011, sob direção de Séverin Blanchet (2006 a 2009), Aurélie Ricard e Marie-Claude Treilhou (2010 a 2011). Sessão: 11/11, 19h. * As sessões marcadas com asterisco serão seguidas por um debate sobre o filme. Ingressos: R$ 12. (R$ 3,50 para trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes; R$ 6 para aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante.)

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

"MICRORROTEIROS" DA CIDADE EXPÕE LAMBE-LAMBES NA PRAÇA DAS ARTES

Exposição terá artes projetadas nas paredes da Praça das Artes e no calçadão da Avenida São João; e público poderá fazer e colar seus próprios lambe-lambes. De 16 de outubro a 6 de novembro, com entrada franca. Como um novo desdobramento do projeto autoral de arte de rua da artista Laura Guimarães, serão projetadas nas paredes da Praça das Artes e no chão da Avenida São João imagens com textos que contam rápidas cenas do cotidiano das cidades e das pessoas. As imagens reproduzirão uma seleção de lambe-lambes, e a ideia é que essas projeções reproduzam os microrroteiros colados nas ruas da cidade, como se as paredes da Praça das Artes estivessem cobertas por lambe-lambes gigantes, e que as pessoas sentem-se para ler, e também escrever seu próprio microrroteiro. A exposição "Microrroteiros da Cidade na Praça das Artes" será aberta na quinta-feira, 16 de outubro, e permanece na Praça das Artes, no centro da cidade de São Paulo, de segunda a sábado das 16h às 21h, com entrada gratuita, até o dia 6 de novembro. No presente caso, microrroteiros são os textos de até 140 caracteres, que descrevem cenas inspiradas no cotidiano das cidades e acontecimentos da vida diária. A proposta é fazer com que as pessoas que os leem visualizem as cenas descritas, como um convite para sair da turbulência da vida cotidiana e imaginar uma história. Esta é a proposta de intervenção urbana e artística de Laura Guimarães, que pretende convidar o público a descobrir que as histórias estão por toda parte, acessíveis, não somente nos livros, que estão presentes na vida de todo mundo. "As histórias acontecem o tempo todo, é só olhar ao redor; convidar as pessoas a buscar um novo olhar sobre o lugar onde vivem, por onde passam, o que encontram no seu dia", comenta Laura Guimarães. A exposição "Microrroteiros da Cidade na Praça das Artes" é uma iniciativa da Fundação Theatro Municipal e do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural. A Fundação Theatro Municipal de São Paulo é uma fundação de direito público ligada à Secretaria Municipal de Cultura e mantém contrato de gestão com o Instituto Brasileiro de Gestão Cultural.
SERVIÇO PRAÇA DAS ARTES MICRORROTEIROS DA CIDADE NA PRAÇA DAS ARTES De 16 de outubro a 06 de novembro Horário: de segunda a sábado das 16h às 21h Av. São João, 281- Centro - São Paulo Próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô Entrada Franca. Mais informações à imprensa Assessoria de Imprensa da Fundação Theatro Municipal

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Por trás do espetáculo ‘Frida y Diego’


Espetáculo conta a vida da grande artista mexicana
​ e​
 tem visagismo 
assinado pelo make-up designer das estrelas Anderson Bueno


​​
​O expert maquiador das estrelas Anderson Bueno assina o visagismo de ‘Frida y Diego’, peça que estreia dia 11 de outubro, em São Paulo, no Teatro Raul Cortez. O espetáculo, escrito pela premiada autora Maria Adelaide Amaral, fala sobre a vida e obra da artista Frida Kahlo e sua relação com o gênio do muralismo Diego Rivera. Com direção deEduardo Figueiredo, a peça tem como protagonistas os atores veteranos Leona Cavalli eJosé Rubens Chachá.

De acordo com o profissional make-up designer, as referências utilizadas no visagismo são as próprias imagens de fotografias e quadros de autorretrato de Frida e Diego. “A caracterização mais difícil é a do personagem Diego Rivera, pois a imagem dele é muito limpa, sem muitos elementos que o identifiquem. Neste caso, preferi trazer o ar ‘cansado’ do Diego para o Chachá”, diz. 

Já para caracterizar a atriz Leona Cavalli é mais fácil, como explica o maquiador: “pois existem elementos muito fortes na imagem da Frida, o cabelo é sempre impecável e com adereços, além do bigode e sobrancelha. Na estrutura de rosto, as duas são muito diferentes, pois a Frida tem um rosto mais redondo e a atriz tem um rosto mais oval. Mas consegui amenizar essa diferença com a maquiagem”, conta.

Segundo Bueno, para a maquiagem dos personagens foram usados muitos tons terrosos, marrom, cobre e bege, deixando as cores fortes apenas para os adereços e figurinos. “Além de arredondar o rosto da Leona, outro item importante foi dar um tom mais bege e dourado para a pele dela”, finaliza o especialista. 

O top maquiador Anderson Bueno
​ é especialista em maquiagem para musicais, óperas e peças de teatro. Ele​
 já assinou a maquiagem artística de diversos espetáculos de sucesso, tais como: 'Rigoletto', 'A Gaiola das Loucas', 'Alô Dolly!', 'Hairspray', 'Godspell', 'Nany People Salvou Meu Casamento', 'Senhora Macbeth' e 'O Fantasma da Ópera',além da co-direção, visagismo e cenário da comédia 'Louca de Amor - Quase Surtada'.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Colóquio Caxiri na Cuia aborda literatura e cultura afro-indígena


Evento acontece nos dias 9 e 10 de outubro e os interessados podem se inscrever até o dia 7/10

Com o objetivo de preservar a memória e a oralidade dos povos indígenas, nos dias 9 e 10 de outubro acontece o III Caxiri na Cuia – Colóquios com a Literatura e com a Cultura Afro-Indígena. Além da literatura, a arte plástica e a música indígenas, elementos de uma tradição que atravessou milênios e que se reinventa a todo o momento, também compõem a programação do evento, que contará com a presença do professor Cash Ahenakew, do escritor chileno Elikura Chihuilaf, e de diversos representantes de povos indígenas.

Por meio de palestra, debates, mesas-redondas e rodas de conversas, a cultura afro-indígena será discutida, assim como a Lei nº 11.645/08, que trata do ensino da história e cultura indígenas e afro-brasileiras nas escolas. O professor Cash Ahenakew, da Universidade de Columbia, no Canadá, especialista nas práticas pedagógicas e literaturas aborígenes canadenses, aborda a maneira como funciona a política pedagógica daqueles indígenas, mas também possibilidades de aplicações nas comunidades e escolas brasileiras.

As mesas-redondas abordam desde a resistência e a revalorização do Nheengatu, língua geral originária do tupi antigo e uma das mais faladas no estado do Amazonas, ligada à identidade indígena, até sobre como é ser um indivíduo autodeclarado indígena hoje no Brasil, assunto que será discutido por importantes lideranças e escritores indígenas. A relevância de se trabalhar e de levar em conta a literatura e a cultura afro-indígena na formação de sociedade como a nossa também será discutida no evento.

O poeta chileno Elikura Chihuilaf, ministra uma palestra sobre os aspectos da literatura mapuche e das conquistas de escritores indígenas no Chile, na qual realiza uma reflexão profunda sobre a forma sensível do indígena perceber o mundo, a vida e a linguagem. Outros antigos e jovens autores indígenas, como Lívio Jekup, Cristino Wapishana e Edson Krenak também falam sobre suas obras no Colóquio. Eles contam suas trajetórias de artistas repletas de lutas, preconceitos e conquistas. 

Representantes de outras Universidades também apresentam no evento resultados de suas pesquisas e atividades voltadas à temática indígena, aos estudos afro-brasileiros e à área de estudos bilíngues. Ainda participam do Colóquio o grupo Xondaro Mc's, formado por integrantes da aldeia do Jaraguá do povo guarani. A programação ainda conta com um sarau lítero-musical afro-indígena, no encerramento dos dois dias do evento.

Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 7 de outubro, pelo site do Grupo de Pesquisa Linguagens, Etnicidades e Estilos em Transição (LEETra) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em www.leetra.ufscar.br. A atividade é aberta à participação de toda comunidade e haverá emissão de certificados. O III Caxiri na Cuia ocorre no auditório Lupe Cotrim, localizado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em São Paulo. O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa LEETra em parceria com o Programa de Estudos em Tradução da USP (Tradusp). Mais informações em www.leetra.ufscar.br.

São Paulo sedia Encontro Internacional de Mulheres Palhaças

 I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças-SP


De 06 a 12 de outubro acontece em São Paulo o I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças-SP, evento sobre comicidade feminina.  Organizado pelo Teatro da Mafalda, o I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças-SP é o 7º no mundo sobre o tema. Em sua programação traz uma incrível diversidade de tipos cômicos distribuídos em atrações nacionais e internacionais, além de mesas de debate, oficinas, vivências artísticas, aula-espetáculo e demonstrações técnicas.

Segue abaixo a programação completa do evento:

SEGUNDA – FEIRA (06/10)

16hs 
ABERTURA DO I ENCONTRO INTERNACIONAL DE MULHERES PALHAÇAS
Com TEATRO DA MAFALDA e palhaças convidadas
CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO // Av. São João, 473 - Centro // Grátis
Na Abertura Oficial do I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças, teremos, entre tantas surpresas,  uma homenagem feita pela organização do Encontro à Velha Guarda do Circo , que se encontrava toda segunda -feira no Café dos Artistas , vizinho ao Centro de Memória do Circo, ainda alguns são "amigos" do Centro de Memória e pretendemos homenageá-los. Também haverá um pocket show da Musa Oficial do Encontro , Lucille Ball, com seus incríveis números cômicos! Não faltará também uma recepção carinhosa para as Artistas e para todo o público!!!

19HS – ESPETÁCULO: SPAGHETTI (Cia.Seres de Luz Teatro), com Lily Curcio e Vanderléia Will  (SC)
Galeria Olido – Sala Olido // Av. São João, 473 - Centro // Grátis
Finalmente chegou o dia da tão esperada inauguração do elegante Restaurante "Estilo Bistrô". O garçom trabalhou incansavelmente cuidando dos mínimos detalhes, quase na beira da obsessão, para e deixar o local impecável à espera da seleta freguesia. Mas, um "pequeno exagero" nos brindes com champanhe fará com que as coisas não funcionem da maneira esperada. De repente as coisas parecem cobrar vida, mudam de lugar e uma simples tarefa pode representar um caos... O restaurante já está pronto e absolutamente nada pode dar errado para receber primeiro cliente…ou será melhor falar a primeira "vitima" do dia?

TERÇA – FEIRA (07/10)

11hs – DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA: "Os sete lados do ridículo", com Naomi Silman
Centro Cultural da Penha // Largo do Rosário, 20 – Penha // Grátis
A atividade é resultado da pesquisa do Grupo Lume em torno do palhaço no sentido cômico do corpo e do intercâmbio com Sue Morrison, diretora artística do Theatre Centre (Canadá). "Os sete lados do ridículo" mostra os aspectos básicos do processo de construção do palhaço por meio do trabalho desenvolvido por Morrison, conhecida mundialmente por seu método de trabalho "O Clown Através da Máscara", que mescla a tradição do palhaço sagrado das tribos indígenas norte-americanas com a do clown europeu.

17hs – ESPETÁCULO: CIRCULUZ BRINCANTE (Trupe Circuluz, Cia de Artes) com Raquel Franco. (MA)
Oficina Cultural Oswald de Andrade // Rua Três Rios, 363 -  Praça Metrô Tiradentes
O circulo é o local do circense, do ritual, do teatro de rua, do encontro. E nele, a palhaça Keke leva ao público elementos de sua genealogia, as partículas de brincadeira, riso e absurdo que a compõe.
"Circuluz Brincante" é um espetáculo de rua onde são exploradas as várias possibilidades de jogo e dialogo entre comicidade, cultura popular maranhense e habilidades circenses. Keke Kerubina Rosa Vermelha do Jardim da Vida recria números de malabarismo, acrobacia área no tecido, utilizando a dança e a dramaturgia popular, para então no desenrolar das cenas semear na plateia a vontade de mostrar seu próprio brincante.

19hs – ESPETÁCULO: PELO CANO (Cia. Pelo Cano) com Paola Musatti e Vera Abudd (SP)
Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna // Largo do Rosário, 20 – Penha // Grátis
Nesta peça, duas palhaças vivem pequenas situações revelando sua forma de interagir com o mundo, em geral de forma ridícula e catastrófica. Em cena, utilizam objetos cotidianos como dinheiro, fita crepe, sifão de pia - formas que escapam da sua função cotidiana e utilitária. Eles ajudam a revelar a inaptidão do palhaço com a vida, sua forma enviesada de resolver as situações e seu dom de transformar a realidade. O espetáculo traz uma releitura da palhaçaria clássica e revela a partir de pequenas situações um universo inusitado, aquele em que habita o palhaço.

21hs – CABARET´RANS (Direção de Caco Mattos) com Alessandro Aguipe, Ésio Magalhães, Lily Curcio e Ronaldo Aguiar
Centro Cultural da Penha // Largo do Rosário, 20 – Penha // Grátis
Na Noite do Cabaret'rans estarão reunidas as figuras mais extravagantes do I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças.

QUARTA – FEIRA (08/10)

11hs – AULA ESPETÁCULO "Eu, eu mesma e Dona Negron", com Cida Almeida
Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna // Largo do Rosário, 20 – Penha // Grátis
Um ATO CÊNICO, uma vivência do AQUI E AGORA em busca do momento Exato em que acontece o Teatro. A busca da liberdade entre 03 formas expressivas: a palavra, a máscara e o palhaço. Entre o SER e o NÃO SER a necessidade de encontrar um trajeto onde se possa navegar a dois, a três, a quatro... mas nunca sozinho. Compartilhar hoje é um termo bastante usado com dividir - seria talvez um termo ajustado para o que se busca aqui. Dividir a responsabilidade no ato cênico é ser cúmplice e tornar-se cúmplice e responsável pelo prazer de se estar com o outro.

15hs – MESA: AS MULHERES NO CIRCO E AS PALHAÇAS com Ermínia Silva (UNESP), Guaraciaba Malhone e Iracema Cavalcante (Circo Guaraciaba). Mediação: Sarah Monteath.
Centro de Memória do Circo // Av. São João, 473 - Centro // Grátis
A proposta dessa Mesa é discutir sobre as atuações e construções femininas na palhaçaria, assim como as várias importâncias femininas dentro do ambiente circense.

21hs – CABARÉ: NOITE DE GALA apresentação e direção Rhena de Faria Com Adelvane NeiaAna Luisa CardosoAs Marias da GraçaBeth Dorgan, Gabriela WinterJoana PizaLily CurcioMaria Silvia NascimentoNaomi Silman Teatro de Anônimo (Maria Angélica Gomes e Regina Oliveira).
SESC POMPÉIA – CHOPERIA // Rua Clélia, 93 – Pompeia // R$ 25,00, R$ 12,50 e R$ 5,00
O Cabaré de Gala do I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças é um grande encontro de Especialistas do Riso , mulheres que há muito tempo exercem o Oficio de Palhaça, mulheres que criam a história da comicidade brasileira!! Elas apresentam seus números compartilhando muito riso e alegria. Compõem o cabaré apresentações musicais, números de mágica , mímica , circo- teatro e muito mais! Tudo sob a experiência de nossas divas do riso.

QUINTA – FEIRA (09/10)

10hs – OFICINA DE CORTEJO,  com Naomi Silman - Núcleo de Oficinas na Rua
Galpão do Folias // Rua Ana Cintra, 213  - Campos Elíseos // Grátis
Esta oficina ministrada visa pesquisar a Palhaça(o) no espaço cênico da rua, seu corpo, suas possibilidades de jogo, sua intervenção no espaço urbano e por fim o estudo do cortejo como uma dramaturgia física  que se realiza em um percurso da cidade. A preparação e a saída às ruas para uma procissão-cortejo coordenada pelo artista tem a função de re-significar o espaço público, com base nos elementos vividos pelas palhaças durante o Encontro, por meio de uma intervenção poética e de forte impacto cênico.

15hs – MESA: QUESTÕES DE GÊNERO E AS PALHAÇAS, com Lucia Romano (UNESP), Sylvia Cavasin (ECOS) e Tiche Viana (Barracão Teatro). Mediação: Maria Silvia do Nascimento. 
Centro de Memória do Circo // Av. São João, 473 - Centro // Grátis
Dentro das diversas perspectivas existentes sobre gênero, identifica-se uma multiplicidade de mulheres e homens que criam personagens masculinas, femininas, ou sem gênero definido, sob diversas temáticas diferenciadas.

21hs – ESPETÁCULO:  Paraiso na Terra, com Elke Maria Riedman (AUT)
SESC Vila Mariana - Auditório // Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana // R$ 25,00, R$ 12,50 e R$ 5,00
A peça conta a história de Frau Heimpl que perdeu a mãe, cumpriu o seu dever de cuidar dela, e agora quer viver: ela, então, conhece e sabe como melhorar o mundo, e está no caminho de uma nova liberdade. Mas nesta procura da sorte, para Frau Heimpl, a humanidade está em primeiro lugar. Conseguirá Frau Heimpl saltar do seu quarto para o mundo?

SEXTA – FEIRA (10/10)

10hs – OFICINA DE CORTEJO  com Naomi Silman - Núcleo de Oficinas na Rua
Galpão do Folias // Rua Ana Cintra, 213 – Campos Elíseos // Grátis
Esta oficina ministrada visa pesquisar a Palhaça(o) no espaço cênico da rua, seu corpo, suas possibilidades de jogo, sua intervenção no espaço urbano e por fim o estudo do cortejo como uma dramaturgia física  que se realiza em um percurso da cidade. A preparação e a saída às ruas para uma procissão-cortejo coordenada pelo artista tem a função de re-significar o espaço público, com base nos elementos vividos pelas palhaças durante o Encontro, por meio de uma intervenção poética e de forte impacto cênico.

15hs – MESA BRANCA, com Adelvane Néia, Andréa Macera e Beth Dorgam. Mediação: Sarah Monteath.
Centro de Memória do Circo // Av. São João, 473 - Centro // Grátis
Esta mesa busca discutir o papel e importância do tipo de palhaço Branco na dupla cômica Branco X Augusto.

21hs – ESPETÁCULO: Jardim, com Felícia de Castro e Suzana Miranda (BA)
Teatro Cacilda Becker // Rua Tito, 295 – Lapa // Grátis
Nesta peça, duas estranhas criaturas entram em cena plantando flores em pequenos vasos. Na perspectiva do universo feminino, as palhaças Bafuda e Ricota evidenciam as luzes e as sombras do ser humano, que aparecem quando se está em relação com o outro. Tendo como temática o afeto, o espetáculo convida a cultivar um novo coração. A dimensão absurda do conflito humano é revelada através de situações cômicas que oscilam entre a guerra e paz. O ridículo feminino e universal é escancarado nos jogos que brincam com diversos universos como o funk, o futebol, o nacionalismo, a guerra, o movimento hippye, o mundo da moda... a realidade é recriada momento a momento numa lógica nonsense e cheia de surpresas.

21hs – ESPETÁCULO: Les hommes ont deux pattes de moins que les animaux, com Hélène Gustin (FRA) 
SESC Bom Retiro – Teatro // Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro // R$ 24,00, R$ 12,00 e R$ 7,00
Caída de um planeta longínquo, Colette Gomette é uma bola saltitante, uma mulher borracha, animal e primitiva, ocupada em apalpar, mastigar, farejar, explorar ingenuamente um mundo cheio de arestas. Esforçando-se para se integrar, ela se percebe em cena e descobre um certo prazer... Um fenômeno do começo ao fim, que faz rir até as lágrimas.

SABADO (11/10)

13hs – OFICINA: O Palhaço da Cara Preta, com Mestre "Martelo" (Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado – PE), Alício Amaral e Juliana Pardo (Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança), e Geziela Goes (PE). 
OFICINA CULTURAL  AMÁCIO MAZZAROPI- UNESP CIRCO DA BARRA // RUA BENTO TEOBALDO FERRAZ, 271 – BARRA FUNDA // GRÁTIS
O workshop "O Palhaço da Cara Preta" aborda de forma técnica e poética os elementos principais que constituem a figura do "Palhaço Mateus" (corporeidade e desenvolvimento na brincadeira), além da dança (trupés) e músicas (loas e toadas) da Dança Dramática do Cavalo Marinho de Pernambuco. 
O workhop será ministrado por Alício Amaral, Juliana Pardo, Geziela Goes, e Mestre "Martelo" (Sebastião Pereira de Lima) de Condado –PE. 

17hs– APRESENTAÇÃO com Mestre "Martelo" (Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado – PE), Alício Amaral e Juliana Pardo (Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança), e Geziela Goes (PE).
OFICINA CULTURAL  AMÁCIO MAZZAROPI- UNESP CIRCO DA BARRA // RUA BENTO TEOBALDO FERRAZ, 271 – BARRA FUNDA // GRÁTIS
Com mais de 60 anos de brincadeira, Mestre "Martelo" é considerado o Mateus mais experiente de Pernambuco e irá expor seu trabalho dentro da brincadeira tradicional. 

19hs – ESPETÁCULO: THE SUBSTITUTE com Tanja Simma (AUT)
SESC Bom Retiro – Teatro // Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro // R$ 24,00, R$ 12,00 e R$ 7,00
O espetáculo traz à cena a estória épica de uma mulher em busca da felicidade oculta em um mundo obscuro. Uma aventura plena de ação, suspense, romance e tragédia. Esta é uma estória verdadeira, somente os nomes e os lugares foram modificados para proteger aos inocentes. Não é preciso dizer que o substituto profissional é uma carreira que exige anos de trabalho. Portanto, e somente por isso, quando um é flexível, com talento, seguro de si mesmo, diplomático e atento, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para seu empregador que a arte da Substituição pode ter seu lugar. Ocorre que Anna não se encaixava neste perfil... Anna não se encaixava neste perfil ... Mas tratou de encaixar-se... Buscando sempre estar no lugar errado no momento adequado e no momento errado no lugar adequado...

20hs – ESPETÁCULO: SPATHÓDEA (Cia. Dos Anjos), com Silvia Leblon (SP)
Teatro Cacilda Becker // Rua Tito, 295 – Lapa // Grátis
Por meio das palhaçadas da personagem Spirulina, são revelados segredos, em meio a um mundo peculiar. O espetáculo aborta a temática morte, vida, "morte-vida", desejos e superações. Uma palhaça se mostra devagar. Ela traz uma bagagem. Aos poucos revela seus segredos, seus brinquedos, seu mundo. Convida a plateia a participar desse mundo, incluindo-a na sua lógica pessoal. Mostra a que veio. Fala de morte, vida, morte-vida, desejos, ardis e superações. É funeral. É renascimento.

23hs – Festa – Sambada de Palhaças
Galpão 101 // Rua Faustolo, 101 – Pompéia // Grátis
Uma festa aberta ao público com música e risada.

DOMINGO (12/10)

10hs– CORTEJO NO "PARQUE" MINHOCÃO – ELEVADO DE MULHERES PALHAÇAS E OUTROS GENEROS - Núcleo de Oficinas na Rua
Elevado Costa e Silva
As artistas prometem fazer grande festa e fazer tremer o Elevado.  Neste cortejo, todos podem ser palhaços por um dia!

18hs  – ESPETÁCULO:  Anna de Lirium: Alive! In concert!, com Tanja Simma (AUT)
Centro Cultural da Penha // Largo do Rosário, 20 – Penha // Grátis
Anna foi convidada para uma entrevista de trabalho em um estúdio de gravação e está esperando pela chegada do produtor. Enquanto espera, ela começa a dormir e a sonhar... Nestes sonhos ela se torna uma estrela de vários números musicais e coreográficos que são algumas vezes surpreendentes – até mesmo para ela!

18hs – CABARÉ DAS NEÓFITAS, com direção e atuação de Adelvane Néia e as novas palhaças.
Teatro Cacilda Becker // Rua Tito, 295 – Lapa // Grátis
Esse cabaré traz à cena números das palhaças da Escola de Palhaça e números de palhaças iniciantes.

18hs – ESPETÁCULO: Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras (Teatro da Mafalda)
SESC Bom Retiro – Teatro // Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro // R$ 24,00, R$ 12,00 e R$ 7,00
Durante o espetáculo o público é conduzido a um divertido jogo de enigmas que vai aos poucos contando quem é Mafalda Mafalda e o que de fato aconteceu com ela nesta comédia de suspense e mistério, recheada de humor negro. Mafalda vai se servir de todos os artifícios para convencer o público, e também um aborrecido delegado, de que ela é inocente e só estava realizando o seu trabalho.
 Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras oferece um olhar feminino sobre um universo que costuma ser atribuído aos homens: o sombrio universo do crime, das armas, do cigarro, da bebida e das delegacias de polícia.


FICHA TÉCNICA - I Encontro Internacional de Mulheres Palhaças-SP

IDEALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO: TEATRO DA MAFALDA - Andréa Macera e Alessandro Aguipe

EQUIPE DE PRODUÇÃO  - Ângela Quinto, Daniel Savi, Daniely Varoni , Caco Mattos, Maria Silvia do Nascimento, Sarah Monteath e Wládia Beatriz.

TÉCNICO RESPONSÁVEL - Eduardo Brasil            

TRADUTOR OFICIAL DO EVENTO - Rodrigo Concha

PARCEIRIAS - Centro de Memoria do Circo // Oficinas Culturais // Seres de Luz Teatro //
SESC SP

APOIOS CULTURAIS - Cia. Asfalto de Poesia // Nó Cego Cia de Palhaços // Galpão 101 // Giramondo Hostel // Inspiratorium – Escola de Cinema // Rede Biroska // Villa Flamenca – Núcleo de Arte e Cultura // Galpão do Folias  // UNESP

IMPRENSA // André Moretti

Contatos
11-98269 6704   11-4304 6704
moretti.moretti@gmail.com
http://www.facebook.com/MorettiCulturaEComunicacao



quinta-feira, 25 de setembro de 2014

José Marques de Melo e Guilherme Moreira Fernandes lançam livro sobre o Pensamento Comunicacional Brasileiro


A PAULUS Editora apresenta a obra Pensamento comunicacional brasileiro - O legado das Ciências Humanas, fruto da parceria entre José Marques de Melo, Doutor e livre-docente em comunicação, e Guilherme Moreira Fernandes, Jornalista e mestre em comunicação.


O livro faz uma análise sobre o cenário da comunicação no Brasil a partir da organização de textos de autores brasileiros renomados, apontando possibilidades e um novo olhar sobre os fenômenos comunicacionais. Juntam-se também estudos profundos e comentários de pesquisadores vinculados com o campo da comunicação.


A obra é dividida em duas unidades e composta por doze capítulos.  A parte inicial apresenta a evolução da comunicação humana, enquanto a segunda se detém no processo  básico que constitui a comunicação. Juntos, os autores tecem uma teia paralela e citam grandes pensadores da atualidade, como Florestan Fernandes, Paulo Freire entre outros. 


Com visões das mais diferentes gerações de pesquisadores, o volume desafiador revela uma ampla diversidade de pensadores e intelectuais brasileiros. Os autores também reafirmam a necessidade de repensar a comunicação, no sentido básico da palavra "O que é comunicação?". O volume está em consonância com as preocupações dos organizadores em resgatar a pura e simples arte de comunicar.
José Marques de Melo é jornalista pela universidade Católica de Pernambuco, graduado em ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, doutor e livre-docente em Ciências da Comunicação e é fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atualmente, atua como professor titular da Universidade Metodista, onde é diretor da Cátedra Unesco de Comunicação.


Guilherme Moreira Fernandes é Jornalista e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua como Professor da especialização em Televisão, Cinema e Mídias Digitais. Além disso, é Diretor e Administrador da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação.


Serviço
Título: Pensamento comunicacional brasileiro - O legado das Ciências Humanas
Autor: José Marques de Melo e Guilherme Moreira Fernandes
Coleção: Comunicação
Acabamento: Brochura
Formato: 13 cm x 22,5 cm
Páginas: 672
Preço: R$ 60,00
Áreas de interesse: Comunicação

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Mídia e Eleições na América Latina: Brasil, Chile e Venezuela


Debate Cedem/Unesp: 30/09/14

Campanhas presidenciais: Mídia e eleições na América Latina: Brasil, Chile e Venezuela
, de Katia Saisi, editora Medianiz Ltda – Porto Alegre/RS-2014, será  tema do Debate Cedem/Unesp, a ser realizado no dia 30 de setembro de 2014 às 18h30, promovido pelo Cedem – Centro de Documentação e Memória da Unesp.
 
As campanhas que elegeram Dilma Rousseff, Sebastián Piñera e Hugo Chávez como presidentes do Brasil, do Chile e da Venezuela são o foco da análise deste livro, que esmiúça a relação entre mídia e política nesses países. Katia Saisi acompanha a propaganda televisiva dos candidatos e a cobertura diária dos principais jornais desses países: Folha e Estado, no Brasil, El Mercurio, no Chile, e El Universal, na Venezuela. Mas antes de mergulhar no universo de cada país, a autora traça um panorama da democracia na América Latina, descrevendo os processos históricos, políticos e eleitorais dos 20 países que integram a região.

O sistema legislativo e o financiamento de partidos e campanhas eleitorais também são analisados comparativamente. O estudo identifica os princípios norteadores dos discursos dos candidatos e da cobertura jornalística sobre eles, relacionando as estratégias discursivas com os mitos políticos clássicos, mostrando que em cada país há a prevalência de um modelo, ainda que o personalismo seja uma tendência geral. Revela a ascensão de novas formas de comunicação dos candidatos (mídias alternativas, desde rádio e TVs comunitárias, celulares e redes sociais), que estão mudando o modo de se fazer política na atualidade.


Palestrantes
Kátia Saisi -  graduação em jornalismo pela PUC-SP, especialização em Comunicação e Marketing, mestrado em Comunicação e Mercado - ambos pela Faculdade Cásper Líbero e doutorado em Ciências Sociais (Política) pela PUC-SP. Diretora executiva da Pluricom Comunicação Integrada e professora convidada da ECA-USP, Instituto do Legislativo Paulista e Universidade São Judas Tadeu.
Genira Chagas – jornalista, mestre em Comunicação e Semiótica e doutora em Política pela PUC-SP. Sua área de pesquisa está relacionada às telecomunicações, com foco em radiodifusão. Coordena a área de comunicação do IPPRI/Unesp (Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais).
Vera Lucia Michalany Chaia - concluiu o doutorado em Ciência Politica pela Universidade de São Paulo em 1991 e a livre-docência em 2000 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora-associada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua na área de Ciência Política, com ênfase em Comunicação Política, Comportamento Político e Política Brasileira. É coordenadora e pesquisadora do Neamp (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política), do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP e do CNPq.

Duração: 2h30
Vagas limitadas: 70
 PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!
Inscrições gratuitas - enviar nome completo, e-mail e instituição para: Sandra Santos,  e-mail: ssantos@cedem.unesp.br .
Certificado de participação

Data, horário e local:
30/09/14 às 18h30: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé) (11) 3116–1701
https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454