segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Colóquio Caxiri na Cuia aborda literatura e cultura afro-indígena


Evento acontece nos dias 9 e 10 de outubro e os interessados podem se inscrever até o dia 7/10

Com o objetivo de preservar a memória e a oralidade dos povos indígenas, nos dias 9 e 10 de outubro acontece o III Caxiri na Cuia – Colóquios com a Literatura e com a Cultura Afro-Indígena. Além da literatura, a arte plástica e a música indígenas, elementos de uma tradição que atravessou milênios e que se reinventa a todo o momento, também compõem a programação do evento, que contará com a presença do professor Cash Ahenakew, do escritor chileno Elikura Chihuilaf, e de diversos representantes de povos indígenas.

Por meio de palestra, debates, mesas-redondas e rodas de conversas, a cultura afro-indígena será discutida, assim como a Lei nº 11.645/08, que trata do ensino da história e cultura indígenas e afro-brasileiras nas escolas. O professor Cash Ahenakew, da Universidade de Columbia, no Canadá, especialista nas práticas pedagógicas e literaturas aborígenes canadenses, aborda a maneira como funciona a política pedagógica daqueles indígenas, mas também possibilidades de aplicações nas comunidades e escolas brasileiras.

As mesas-redondas abordam desde a resistência e a revalorização do Nheengatu, língua geral originária do tupi antigo e uma das mais faladas no estado do Amazonas, ligada à identidade indígena, até sobre como é ser um indivíduo autodeclarado indígena hoje no Brasil, assunto que será discutido por importantes lideranças e escritores indígenas. A relevância de se trabalhar e de levar em conta a literatura e a cultura afro-indígena na formação de sociedade como a nossa também será discutida no evento.

O poeta chileno Elikura Chihuilaf, ministra uma palestra sobre os aspectos da literatura mapuche e das conquistas de escritores indígenas no Chile, na qual realiza uma reflexão profunda sobre a forma sensível do indígena perceber o mundo, a vida e a linguagem. Outros antigos e jovens autores indígenas, como Lívio Jekup, Cristino Wapishana e Edson Krenak também falam sobre suas obras no Colóquio. Eles contam suas trajetórias de artistas repletas de lutas, preconceitos e conquistas. 

Representantes de outras Universidades também apresentam no evento resultados de suas pesquisas e atividades voltadas à temática indígena, aos estudos afro-brasileiros e à área de estudos bilíngues. Ainda participam do Colóquio o grupo Xondaro Mc's, formado por integrantes da aldeia do Jaraguá do povo guarani. A programação ainda conta com um sarau lítero-musical afro-indígena, no encerramento dos dois dias do evento.

Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 7 de outubro, pelo site do Grupo de Pesquisa Linguagens, Etnicidades e Estilos em Transição (LEETra) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em www.leetra.ufscar.br. A atividade é aberta à participação de toda comunidade e haverá emissão de certificados. O III Caxiri na Cuia ocorre no auditório Lupe Cotrim, localizado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em São Paulo. O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa LEETra em parceria com o Programa de Estudos em Tradução da USP (Tradusp). Mais informações em www.leetra.ufscar.br.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454