segunda-feira, 27 de abril de 2009

“Eden a L´Ouest”, de Costa-Gavras, marca a abertura do CINE-PE 2009

Com a exibição do filme “Eden a L´Ouest”, de Costa-Gavras, produção francesa ainda inédita no circuito comercial e em festivais de cinema nas Américas, começa hoje, 27/04/09, à noite, em Recife, o CINE-PE 2009, uma das principais vitrines da produção cinematográfica pernambucana e nacional. Costa-Gavras chegou na noite de ontem a Recife e será homenageado hoje, logo após a abertura oficial do CINE-PE, que se estende até o dia 3 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco. “Eden a L´Ouest” está na mostra especial de Longas Metragens como hour-concour.


Antes da exibição do filme do cineasta grego, naturalizado francês, terão início as mostras competitivas de Curtas Digitais e de Curtas-Metragens em 35 mm. Serão exibidos os curtas digitais “A Ilha” (animação, DF, direção de Alê Camargo), “Manual para se defender de alienígenas” (ficção, SP, direção de André Moraes) e “O Troco” (ficção, SP, direção de André Rolim). Já os curtas em 35 mm programados para hoje são “Menino Aranha” (documentário, SP, direção de Mariana Lacerda), “Ana Beatriz” (ficção, DF, direção de Clarissa Cardoso) e “Blackout” (ficção, RJ, direção de Daniel Rezende).


Na Mostra Competitiva de Longas Metragens do CINE-PE 2009, que começa amanhã e vai até o dia 2 (sábado), estão os filmes “Um Homem de Moral” (SP), de Ricardo Dias; “Praça Saens Peña” (RJ), de Vinícius Reis; “Alô, Alô, Terezinha” (RJ), de Nelson Hoineff; “Estranhos”, de Paulo Alcântara; e “Mistéryos” (PR), de Pedro Merege e Beto Carminatti. Pela Mostra Especial de Longas Metragens – Hors Concours também será exibido, no dia 3 de maio, domingo, antes da solenidade de premiação e encerramento do Festival, o filme “O Homem que Engarrafava Nuvens”, de Lírio Ferreira e fotografia de Walter Carvalho.


Também faz parte da programação do CINE-PE 2009 a realização da Mostra Especial BNDES / Costa-Gavras, com a exibição de três filmes do cineasta. Na sexta-feira, 1º de maio, será exibido “Z”, clássico do cinema político que está completando 40 anos. No dia seguinte será a vez de “O Corte”, e no domingo, o público poderá ver (ou rever) “Amém”. Além de Costa-Gavras, também serão homenageados este ano pelo CINE-PE a atriz Dira Paes, pelas suas participações em mais de 20 filmes somente no período após a Retomada do Cinema Brasileiro, e o diretor Roberto Farias.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454