sábado, 4 de abril de 2009

O JOVEM NO BRASIL - DOCUMENTÁRIO SOBRE PROTAGONISMO JUVENIL É LANÇADO

 
Jornalista Neide Duarte reúne histórias de jovens que fazem a diferença pelo Brasil

Acaba de ser lançado na internet, o documentário Frutos do Brasil - Juventude em Debate (www.frutosdobrasil.org.br), dirigido pela jornalista Neide Duarte. Nele, jovens de várias regiões do país contam como modificaram suas vidas. O documentário faz parte do projeto Frutos do Brasil - Juventude em Debate, criado pela ong ARACATI, que tem o objetivo de incentivar a participação juvenil e o debate sobre a condição de vida dos jovens.

No início do projeto, a Aracati - Agência de Mobilização Social, realizou uma consulta pública para identificar grupos de jovens que desenvolviam projetos em suas comunidades. Foram mais de 150 grupos inscritos, com atuação nos mais diferentes temas: meio ambiente, educação, desenvolvimento comunitário, e em todos os casos com a presença de resultados relevantes da participação juvenil. Como forma de dar visibilidade a essas histórias, a jornalista Neide Duarte escreveu um livro e produziu o documentário, dando vida, cor e caras a esse movimento de participação de jovens no país. Continuando o projeto, o Frutos do Brasil se tornou um Pontão de Cultura, integrado ao Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura.


DADOS SOBRE O JOVEM NO BRASIL E O TRABALHO DA ARACATI


O Brasil é um país que possui 50 milhões de jovens, dos quais 19 milhões vivem em famílias com renda menor que um salário mínimo, 17 milhões não estudam e a taxa de mortalidade por homicídios de brasileiros entre 15 e 24 anos já é a terceira maior do mundo. Além disso, segundo o Banco Mundial, taxas de desemprego excepcionalmente altas entre jovens resultam em rendimentos anuais perdidos de até R$ 1,2 bilhões, e a última pesquisa publicada pela Unicef indica que 33% dos jovens entrevistados deixaram a escola por necessidade de trabalhar. Esses são alguns dos dados que justificariam uma população jovem totalmente descrente de um futuro, mas, provando o contrário, existe a ONG Aracati, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de participação juvenil no Brasil.

Jovens que ajudam na gestão de cooperativas e associações populares, jovens que combatem a homofobia em escolas brasileiras, que discutem e se envolvem em políticas públicas, outros que lutam para o acesso de negros em universidades, constituem algumas das iniciativas descobertas pela Aracati. Alguns dados concretos, apresentados no documentário, inclusive, vão de encontro com a existência da Aracati: 84% dos jovens do país acreditam que a juventude pode mudar o mundo e 680 mil desenvolvem algum tipo de ação benéfica para sua comunidade. Além disso, entre os que já têm e os que querem ter algum tipo de iniciativa, são somadas 7 milhões de pessoas. São cidadãos com esse sentimento de mudança que a ONG se empenha em descobrir e incentivar, para que a sociedade tome essa mesma consciência.

A Aracati é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de participação juvenil no Brasil. Desde 2001, vem formando grupos de jovens e pautando a participação juvenil na sociedade brasileira através de projetos de educação e comunicação. A ONG é dirigida por Luciana Martinelli, também membro do Conselho Nacional de Juventude.

Para ver o documentário, acesse: www.frutosdobrasil.org.br


Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454