quinta-feira, 16 de abril de 2009

Exposição de fotos de Robert Doisneau estréia em Curitiba dia 24 de abril

 
No Paraná, mostra abre o calendário oficial do ano da França no Brasil

 

Um dos primeiros eventos da programação oficial do Ano da França no Brasil, a exposição "Fotos de Robert Doisneau – A Renault de Doisneau" estréia na próxima semana na Casa Andrade Muricy, em Curitiba. Em cartaz a partir de 24 de abril, a exposição permanece aberta ao público, com entrada franca, até 14 de junho. Em seguida, será apresentada em São Paulo, de 27 de outubro a 6 de dezembro, na FIESP. A mostra traz 106 fotografias tiradas por Doisneau, em dois momentos de sua carreira.

 

"Mais do que uma exposição de fotografias, esta iniciativa representa uma oportunidade especial para a Renault mostrar ao público brasileiro um rico acervo de obras que fazem parte de seu patrimônio e história. As exposições estarão no Brasil pela primeira vez em um ano que não poderia ser melhor, o ano em que a Renault comemora dez anos de produção de automóveis no País", afirma Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil.

 

O autor da foto "O Beijo do Hotel de Ville", que celebrizou o beijo de um casal em frente à prefeitura da Paris de 1950, teve em sua trajetória profissional duas passagens pela Renault. Na primeira, entre 1934 e 1939, como funcionário da montadora, fez um registro sensível e histórico de operários, linhas de produção, prédios de unidades fabris e, principalmente, do crescente papel do automóvel na sociedade pós-guerra. Desta coleção, figuram imagens que fazem a ponte entre arte e indústria e da relação do homem com o trabalho e seu ambiente.

Na segunda fase, quando voltou à fábrica já como fotógrafo consagrado, Doisneau produziu fotos publicitárias dos principais lançamentos da montadora, aproximando o automóvel do mundo do glamour e da sofisticação.


"Além de registrar a memória emocionante de um lugar e de uma época, essas fotos nos permitem acompanhar o começo e a evolução de um grande artista. O impacto de suas imagens é causado por uma combinação perfeita entre preparação e construção meticulosa da imagem, por um imenso carinho pelos temas e por uma grande porém discreta liberdade de tratamento", afirma Ann Hindry, membro da seção francesa da Associação Internacional de Críticos de Arte, curadora da coleção de Arte da Renault e da exposição no Brasil.

 

Arte moderna no Ano da França

Complementando sua participação no calendário oficial que marca o Ano da França no Brasil, a Renault traz ao País também parte da sua coleção de arte moderna, considerada uma das mais notáveis entre empresas privadas. A mostra "Uma Aventura Moderna" - Exposição da Coleção de Arte Renault reúne trabalhos de artistas como Jean Dubuffet, Miró, Victor Vasarely, Robert Rauschenberg, Erró, Jean Tinguely, Alechinsky e Niki de Saint Phalle, entre outros. A exposição também contará com passagens por Curitiba (16 de maio a 9 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer) e São Paulo (11 de setembro a 15 de dezembro, no MAC Bienal). A exposição apresentará 96 obras produzidas entre 1965 e 1985 por artistas apoiados pela Renault. Por duas décadas, a empresa investiu em artistas de vanguarda para estimular a produção artística e assim realizar a ligação entre arte e mundo industrial.

 

 

Serviço:

Exposições Renault no "Ano da França no Brasil"

"Fotos de Robert Doisneau" – Exposição "A Renault de Doisneau"

Em Curitiba: de 24 de abril a 14 de junho, na Casa Andrade Muricy (Rua Doutor Muricy, 915 – Centro); Entrada gratuita.

Em São Paulo: de 27 de outubro a 6 de dezembro, na Fiesp (Avenida Paulista, nº 1313 – Cerqueira César); Entrada gratuita.

 

"Uma Aventura Moderna" - Exposição da Coleção de Arte Renault

Em Curitiba: de 16 de maio a 9 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer (MON – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico);

Em São Paulo: de 11 de setembro a 15 de dezembro, no Museu de Arte Contemporânea (MAC Bienal – Parque do Ibirapuera); Entrada gratuita.
 

 

      

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454