quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Senac Rio promove II Seminário Internacional de Educação Infantil

A Infância de 0 a 10 anos será o tema do evento
que vai acontecer nos dias 13 e 14 de setembro



O Senac Rio vai realizar o II Seminário Internacional de Educação Infantil – Infância de 0 a 10 anos, nos dias 13 e 14 de setembro, no Rio de Janeiro. O impacto na formação das crianças na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental será o tema este ano. Para ampliar o debate sobre o assunto, o Senac Rio reuniu os principais nomes da Educação no País e duas referências internacionais na área – o francês Gilles Brougère e o espanhol Julio Romero. Durante os dois dias, palestras, mesas de debates e oficinas práticas vão trazer para os profissionais da Educação novas formas de pensar a educação das crianças de 0 a 10 anos no Brasil e no mundo.

“Vamos discutir como manter e estimular o lado lúdico e cultural da educação da criança, mesmo quando ela chega ao Ensino Fundamental. A transição de uma fase para a outra hoje acontece ainda mais cedo na vida escolar, aos seis anos”, afirma Denise Pozas, coordenadora do Centro de Tecnologia e Gestão Educacional do Senac Rio”.

O primeiro dia de evento será aberto com a palestra internacional de Gilles Brùgere, que vem defender a brincadeira como prática cultural. Suas pesquisas tratam do brinquedo, as relações entre o jogo e a educação, a sociologia da infância e do aprendizado. Dando continuidade ao tema, Cristina Porto, Ana Paula Lanter Lobo e Ângela Borba falarão de suas experiências como implementadoras de importantes espaços de valorização do brincar no Rio de Janeiro. Sônia Kramer, referência em Educação Infantil, falará sobre a infância de 0 a 10 anos e necessidade de diálogo institucional e pedagógico entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Encerrando o dia, os participantes poderão escolher entre oficinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Novas Tecnologias.

Julio Romero vai traz da Espanha sua experiência na valorização das relações culturais e apresenta a arte como parte integrante e item fundamental na formação infantil. Elvira Souza Lima fará uma importante reflexão sobre currículo e desenvolvimento humano, e a importância da cultura nesse processo. Literatura será o tema da mesa com Gilka Girardello e Tânia Piacentini. Neste dia também haverá a mesma oferta de oficinas.


Data: 13 e 14 de setembro
Local: Rua Marquês de Abrantes 55, Flamengo
Informações: (21) 4002-2002/ www.rj.senac.br/ead/seminarioinfantil

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454