sábado, 28 de novembro de 2009

CARLOS CLEMENTE CERRI

Carlos Clemente Cerri é Professor titular do CENA (Centro de Energia Nuclear  de Agricultura) na USP.

Na semana que antecede a Conferência da ONU sobre o Clima, em Copenhague, na Dinamarca, o Roda Viva discute o tema que já é considerado o maior desafio do meio ambiente no planeta: a mudança climática.

Aos países que estarão na COP-15 está colocado o desafio de discutir e assumir compromissos que vão ajudar no esforço global contra o aquecimento da terra.

Mudanças no uso da terra, com a agropecuária avançando sobre áreas originalmente cobertas por vegetação nativa, já se tornaram responsáveis pela maior parte das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. As mudanças no uso da terra, incluindo o desmatamento, responderam por mais da metade da emissão de gases no Brasil em 2005.

Carlos Clemente Cerri é um pesquisador da relação entre agricultura, clima e meio ambiente e autor de um estudo pioneiro sobre o impacto climático provocado pelo desmatamento da agropecuária no Brasil.

Cerri coordenou cerca de 60 projetos científicos no Brasil e também no exterior nas áreas de agricultura e ciências ambientais e faz parte de vários comitês nacionais e internacionais, incluindo o IPCC - Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Participam como convidados entrevistadores:
Marcelo Leite, colunista do jornal Folha de S. Paulo e do blog Ciência em Dia; Ederson Granetto, jornalista e apresentador da TV Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo; Herton Escobar, repórter de ciência e meio ambiente do jornal O Estado de S. Paulo e Helena Carrascosa, coordenadora de biodiversidade e recursos naturais da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Twitters no estúdio: Paula Signorini, bióloga (twitter.com/paulabio); Carlos Hotta, pesquisador da Universidade de São Paulo (twitter.com/carloshotta) e Marisa Nascimento, estudante de jornalismo (twitter.com/marisa_mn).
Fotógrafo convidado: Milena Cristina Nallin, estudante de cinema (flickr.com/pratodeflores).

Apresentação: Heródoto Barbeiro


Transmissão ao vivo pela Internet a partir das 17:30.


O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva
 
Encaminhado por Nair Lúcia de Britto


Novo Windows 7: Seu computador mais simples e fácil. Conheça!

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454