sábado, 14 de novembro de 2009

Semana da Consciência Negra: TV Cultura celebra a data em vários programas

Zulu Araújo, presidente da Fundação Cultural Palmares, no Roda Viva; Kiesse Mangaka, no Provocações; reportagem sobre o Orgulho Negro, no Manos e Minas; a obra de Wole Soyinka, no Entrelinhas, são algumas das atrações

 

 

Com uma programação especial, que vai de 16 a 22 de novembro, a TV Cultura faz uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorada em 20 de novembro. Nessa data, no ano de 1695, foi assassinado o símbolo máximo da resistência negra no Brasil, Zumbi do Palmares.

 

No centro do Roda Viva, nesta segunda-feira, 16, estará o presidente da Fundação Cultural Palmares/MinC, Edvaldo Mendes Araújo, conhecido como Zulu Araújo. Ele se dedica à cultura negra desde a sua juventude. Entre 1989 e 1994, atuou como diretor de Cultura do Grupo Cultural Olodum; de 1995 a 1997, como assessor cultural do Grupo Cultural Male de Balê. No ano de 2003, foi nomeado pelo então ministro da Cultura, Gilberto Gil, a Diretoria de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro-Brasileira, da Fundação Cultural Palmares. Hoje é presidente da Fundação Cultural Palmares.

 

Na faixa Especial Cultura será exibido Afro Trota, uma produção independente de Evaldo de Brito e Silvia Sausto. O filme é uma ficção com espírito de documentário científico. Trata-se da viagem de um afro-brasileiro para a Alemanha, que investiga, antropologicamente, a história do homem negro no país europeu. O programa será exibido na quinta-feira, dia 19. Outro destaque da semana especial é a exibição de Negros, de Mônica Simões, no Doc TV IV. O documentário, que vai ao ar na sexta, 20, relata a construção da imagem do negro na Bahia, a partir dos anos 1920 até o ano 2000.

 

Ainda na sexta, 20, Antonio Abujamra entrevista, no Provocações, Kiesse Mangaka, estudante de relações internacionais e diretor de programas da televisão pública de Angola. No sábado, 21, Manos e Minas, ao embalo do samba rock da banda Samba Sonic, exibe a reportagem Orgulho Negro. São diversos depoimentos, entre eles o do advogado, sociólogo, mestre em administração e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

 

E fechando o especial, no domingo, 22, Allan da Rosa – poeta, arte-educador e editor – comenta, no Entrelinhas, a obra de Wole Soyinka. O poeta e dramaturgo nigeriano foi o primeiro escritor africano a ganhar o prêmio Nobel de literatura, em 1986.

 

 

Vinte de novembro é o dia da Consciência Negra.  Ainda não virou feriado nacional, mas cerca de 300 municípios brasileiros já comemoram esse dia, segundo a Seppir – Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial.

 

Serviço:

Semana da Consciência Negra na TV Cultura

Roda Viva

Zulu Araújo - presidente da Fundação Cultural Palmares/MinC,

Segunda-feira, 16, às 22h

 

Especial Cultura

Afro Trota, de Evaldo de Brito e Silvia Sausto

Quinta-feira, 19, às 23h

 

Doc TV IV

Negros, de Mônica Simões

Sexta-feira, 20, às 22h30

 

Provocações

Kiesse Mangaka

Sexta-feira, 20, às 22h

 

Manos e Minas

Orgulho Negro

Sábado, 21, às 18h

 

Entrelinhas

Allan da Rosa comenta a obra de Wole Soyinka

Domingo, 22, às 21h30

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454