quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Grupo Ponto de Partida estréia em São Paulo - "O Círculo do Ouro" - Teatro Sesc Vila Mariana - 13, 14 e 15 de novembro













Às vésperas de completar 30 anos, grupo apresenta texto inédito que narra o "século de ouro" das Minas Gerais, reafirmando seu compromisso com a palavra e a literatura.




Único final de semana: dias  13, 14 e 15 de novembro

no Teatro do SESC Vila Mariana




Após o sucesso de "Ser Minas tão Gerais" e "Pra Nhá Terra", o grupo Ponto de Partida estreia "O Círculo do Ouro", com seus 14 atores e realização do SESC SP. O espetáculo foca o olhar em um dos momentos mais determinantes da história de Minas Gerais e do país, quando as minas são descobertas e o ouro atrai para o sertão o maior contingente de habitantes jamais visto na colônia: nessa época, Villa Rica era mais populosa que Nova York. Seguindo os processos muito particulares do Ponto de Partida na montagem de um novo espetáculo, os personagens e o texto foram criados pelos atores a partir da pesquisa. A história e a dramaturgia são da diretora do grupo, Regina Bertola.




O texto traz a saga dessa gente vigiada, cercada por impostos absurdos e delações, afinal, o volume de ouro retirado das minas era tamanho que foi suficiente para contribuir significativamente com o financiamento da Revolução Industrial, na Inglaterra, e transformar o mundo para sempre*. Apesar disso, essa gente vivia em condições miseráveis, na luta permanente para sobreviver, se inventar, se nomear. Como essa herança nos determina hoje e como ela amalgamou tantos elementos na construção da nossa forma de ver e estar no mundo e na criação de nossos artistas contemporâneos é o mote da peça, com apresentações nos dias 13, 14 e 15 de novembro no Teatro do SESC Vila Mariana.



Toda essa história é contada do ponto de vista do povo e não se desenrola atada a nenhum compromisso didático. É puro teatro: lúdico e poético, que quer deixar aflorar os traços que nos determinam brasileiros, mas também  as questões que nos instigam como seres humanos: o amor, a liberdade, o medo, a solidariedade, a sobrevivência,  a paixão, a ousadia, a coragem, a loucura, a identidade.

Nesses 29 anos de trabalho, com mais de 30 espetáculos produzidos, o Ponto de Partida orgulha-se de ter pesquisado e criado uma dramaturgia que coloca o homem brasileiro no centro do palco, no papel principal. Tem incorporados à sua bagagem textos de sua autoria, como Viva o Povo Brasileiro ou Beco – a ópera do lixo, montagens de grandes autores brasileiros, como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros, Jorge Amado, Adélia Prado, Bartolomeu Campos de Queirós e a obra de compositores como Milton Nascimento, Chico Buarque, Pablo Bertola.  E, apesar  de fortemente ligado às suas raízes culturais, em momento algum o grupo se fecha num regionalismo  estreito, haja visto a sua carreira internacional com vários espetáculos premiados fora do país.




*fonte: KOSHIBA, Luiz – História do Brasil. São Paulo, Ed. Atual, 1993.







O TEXTO




Além do desafio imenso de inventar um espetáculo tendo como suporte mais de um século de História, o aspecto mais instigante e inovador do "O Círculo do Ouro" é que essa história é contada a partir da fala do povo e do universo de escritores mineiros contemporâneos. Então, os personagens do século XVIII, em sua maioria mestiços, falam também Adélia Prado, Drummond e Guimarães Rosa. E o mais emocionante é como isso se concilia, com que propriedade o texto toma forma e como é quase mágico perceber como as palavras empregadas em outros textos e contextos, se entregam com gosto a essa nova  história. Também se incorporam ao texto documentos oficiais, cartas régias, decretos, "bandos", cartas de viajantes que determinam o tempo histórico e mostram a relação da Coroa e do poder com a gente das Minas.



Apesar de "O Círculo do Ouro" estar contextualizado num tempo histórico ele é uma ficção, um texto dramático.







DA ENCENAÇÃO




A encenação reforça a linguagem estética do Ponto de Partida que constrói os espetáculos a partir do ator e de um elemento físico que perpassa todo o espetáculo configurando o espaço e o jogo teatral, que se dá em cena, compactuado com a plateia.



O barroco é um espaço em movimento e é isso que o grupo busca criar no espetáculo. São usados sacos de farinha enchidos com os mais diversos elementos, que instauram permanentemente os espaços cênicos para atender às  necessidades dramática e estética da encenação. Também são configurados os caminhos de Minas tortuosos, articulados em desvãos.



Como a encenação tem um ritmo muito forte e se configura quase como um roteiro cinematográfico, a luz foi inventada para iluminar essa cena em movimento. Além de ser muitas vezes cenográfica, ainda reforça em alguns momentos a estética barroca do claro escuro, que procura a dramaticidade conquistada pela luz.



Os figurinos carregam as cores de Mestre Athayde e pintam a cena em nuances barrocas. O público se identifica com o espetáculo e completa a encenação confirmando esse mistério insondável que, algumas vezes, acontece: quando os atores e público são a mesma trupe, cúmplices, deleitando-se com uma história que os diverte, os comove e os particulariza.






DA PESQUISA




O Círculo do Ouro foi construído a partir de três anos de pesquisa com a assessoria de especialistas dos diversos aspectos que ele aborda, com muitas leituras técnicas e literárias, com consultas a documentos do Arquivo Mineiro, com várias visitas às cidades históricas, ora sozinhos, ora acompanhados de historiadores e artistas plásticos, com estudos minuciosos da linguagem e da música do século XVIII.



Todo o conhecimento que esse espetáculo exigiu, deu a segurança e a liberdade necessárias para o grupo fugir a qualquer pretensão de precisão histórica ou isenção científica e buscar permanentemente o tom dramático, a solução teatral, os caminhos arriscados e tentadores da criação.










DA MÚSICA




A pesquisa foi feita pelo Ponto de Partida, sob coordenação de Pablo Bertola. Remonta aos compositores barrocos mineiros, ao canto dos negros: os vissungos, os cantos religiosos, os cantos de festas como o lundu e os batuques e a música que começou a ser produzida para movimentar a incipiente vida social urbana, como as modinhas. Também se aprendeu a dançar a umbigada e a contra dança, o moçambique e o samba de roda.



Como a proposta do espetáculo é mostrar como esse período influenciou na produção artística contemporânea, também incorporam-se à trilha músicas de compositores mineiros de várias gerações como Ary Barroso,  João Bosco, Nivaldo Ornelas, Fernando Brant, Milton Nascimento e Sérgio Santos. É difícil identificar, em alguns momentos, onde eles se separam dos compositores populares do século XVIII ou do canto dos escravos. Também estão em cena músicas compostas especialmente para o espetáculo por Gilvan de Oliveira e Pablo Bertola, que também assinam a direção musical.



Os atores se exercitaram para dominar toda essa gama de canções e, quando a trilha se configurou, a  sonoridade de "O Círculo do Ouro" se confirmou muito particular. A música é tocada em cena por atores/músicos e ao vivo pelo pianista Felipe Moreira.



Enfim, o que se buscou incessantemente no espetáculo foi realizar o nunca havido, com todos os riscos que isso acarreta.






FICHA TÉCNICA - Texto: Ponto de Partida / Linguagem: pesquisada da fala popular, de documentos oficiais e do universo de Adélia Prado, Drummond e Guimarães Rosa / Dramaturgia e direção geral: Regina Bertola / Assistente de direção: João Melo / Pesquisa histórica: Ponto de Partida e Casa de Arte&Ofício / Pesquisa musical e trilha sonora: Pablo Bertola e Ponto de Partida / Direção musical e arranjos: Gilvan de Oliveira e Pablo Bertola / Músicas originais:  Gilvan de Oliveira, Pablo Bertola e Lido Loschi / Voz em off: especialmente gravada para o espetáculo por Milton Nascimento / Preparação vocal: Babaya / Coreografia: João Melo / Assessoria coreográfica – lundu e congada: Kátia Cupertino / Preparação corporal: Paulo Trajano / Iluminação: Jorginho de Carvalho / Assistente de iluminação e operação de luz: Rony Rodrigues / Cenário: Alexandre Rousset, Tereza Bruzzi e Ponto de Partida / Assistentes de cenário: João Melo, Lido Loschi e Lourdes Araújo / Figurino: Alexandre Rousset e Tereza Bruzzi / Assistente de figurino e tintura dos tecidos: Beth Carvalho / Confecção de figurinos: Vera Viol / Confecção de adereços: Renata Cabrall e Ponto de Partida / Criação gráfica: Gutt Chartoni / Fotos: Kika Antunes, Rodrigo Dai e  Tião Rocha / Assessoria técnica: Tião Rocha – historiador, antropólogo e folclorista / Consultoria: Geraldo Barroso – médico dermatologista, pesquisador da doença e da vida de Aleijadinho - Terezinha Maria Scher – professora, doutora em literatura com especialização em literatura do séc XVIII - Caio Boschi – Historiador e pesquisador, especializado em História Colonial Mineira - Andréa Lisly – Historiadora / Assessoria de Imprensa: Quatro Elementos Comunicação e Mkt. Produção: Ponto de Partida / Realização: SESC SP



ELENCO: Ana Alice Souza: Eulália, Joaninha e Otília / Carolina Damasceno: Eufrásia e Madalena / Dani Costa: Doralva e escrava Clementina / Érica Elke: Fulô e "rata" / Felipe Saleme: Jirico, primo Auguste, "rato", escravo / João Melo: Cônego Vieira, Juju, feitor, "rato" / Júlia Medeiros: Narcisa e Dorvalina / Leandro Aguiar: Zeca e escravo / Lido Loschi: Querubino, "rato", escravo / Pablo Bertola: Zuza, Rei e escravo / Renato Neves: Anacleto / Ronaldo Pereira: Quinca, Capiroto e escravo / Soraia Moraes: Dona Rainha




MÚSICOS: Felipe Moreira: Piano e teclado / Leandro Aguiar: Violão, flauta doce e tambores / Pablo Bertola: Violão, flauta doce, tambores, agogô e pandeiro / Felipe Saleme, João Melo e Leandro Aguiar: Atabaques






PONTO DE PARTIDA



O Ponto de Partida é um dos grupos teatrais mais cultuados do país. Foi fundado em 1980, em Barbacena, por artistas que decidiram que não deixariam a cidade, mas também não aceitariam os limites da província. Assim, tornou-se uma companhia de repertório, itinerante, independente, com 21 profissionais em exercício permanente, 30 espetáculos montados, com apresentações pelo Brasil, África, Europa e América do Sul.

Nestes anos conviveu ou trabalhou com figuras referenciais da cultura brasileira como Milton Nascimento, Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Paulo Gracindo, Jorge Amado, Manoel de Barros, Álvaro Apocalypse, Maestro Ademarzinho, Adélia Prado, Bartolomeu Campos Queirós e com meninos, operários, policiais, anônimos que marcaram sua trajetória.

Experimentou vivências inesquecíveis em suas viagens. A Angola, em plena revolução. Em Paris,  onde representou o Brasil nos 50 anos da Unesco e apresentou-se, anos depois, no Théâtre des Champs-Élysées, com os Meninos de Araçuaí e Milton Nascimento. Nas temporadas em Montevidéu, onde conviveu com o lendário diretor do El Galpon, Atahualpa del Cioppo. Em suas andanças pelo interior de Portugal, apresentando em antigos claustros, ruínas de castelos, teatros centenários, ou em dezenas de espaços por todo o Brasil.

SERVIÇO:




O Círculo do Ouro – Grupo Ponto de Partida




13, 14 e 15 de novembro




Sex e sab, às 21h. dom às 18h.




Teatro SESC Vila Mariana




Ingressos à venda em todas as unidades SESC

R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (usuário inscrito no SESC, +60 anos, estudante e professor da rede pública de ensino); R$ 5,00 (trabalhador no comércio de bens e serviços matriculado no SESC)




Lotação: 608 lugares




Acesso para pessoas com deficiência




Não recomendado para menores de 12 anos




Duração: 150 minutos com intervalo




Informações e vendas: 11 5080-3000 www.grupopontodepartida.com.br www.sescsp.org.br




Estacionamento: a partir de R$ 5,00




SESC Vila Mariana

Rua Pelotas, 141

Informações: 11 5080-3000












Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454