sexta-feira, 30 de julho de 2010

Exposição de tambores abre nesta terça em Diadema

Diadema promove um mergulho na cultura percussiva brasileira

 

O Centro Cultural de Taboão oferece em agosto duas atividades que proporcionarão à população de Diadema um mergulho cultural da arte percussiva nacional: a Exposição de tambores Ylu Brazil, e a Oficina de Construção de Instrumentos e Ritmos Brasileiros.

A Exposição Ylu Brazil, com abertura marcada para a próxima terça-feira, 3 de agosto, apresentará um amplo cenário percussivo composto por aproximadamente 20 instrumentos de origem africana. Entre eles: xequerê, afoxé, tambor de folia, cajon, atabaque, berimbau, ylu soró e pandeirão.

Feitos artesanalmente, apresentam tanto suas características tradicionais como a visão particular do artista popular e luthier Afonsinho Menino, morador de Diadema, contextualizados à realidade contemporânea do País. “Trouxe os instrumentos para a contemporaneidade”, afirma. A técnica usada tem sido aprimorada constantemente, em mais de duas décadas de estudos, pesquisa e experimentações. A mostra ficará aberta durante todo o mês, encerrando a visitação no dia 31 de agosto.

“Ylu”, que significa tambor, e “Brazil”, escrito com “z”, representa a origem e a transculturação da arte percussiva que não delimita fronteiras, expondo não apenas um saber desenvolvido há milênios, mas sua atualidade e constante adaptação aos contextos micro e macro do universo humano e sonoro mundial-brasileiro.

Percussionista, luthier e pesquisador, Afonsinho Menino tem mais de 30 anos de contribuição à música. Identificou ainda bem jovem sua vocação, buscando formação específica em instituições de ensino reconhecidas, como o Conservatório Souza Lima.

Em sua carreira, atuou em grupos, bandas e trabalhos solos, tocando percussão ou fazendo arranjos musicais, inicialmente em Diadema e região metropolitana de São Paulo, posteriormente no interior. Há cerca de 18 meses retornou à capital paulista, marcando seu retorno aos palcos com o show “Qualquer Lugar”, realizado no início deste ano.

Desde 1989, também ministra workshops e oficinas de ritmos e construção de instrumentos, além de participar de montagens de instrumentos percussivos. “A luthieria proporcionou a mim um aprendizado diferente, enriquecendo meu trabalho como percussionista e músico”, afirma Afonsinho.

 

SERVIÇO

Exposição Ylu Brazil, por Afonsinho Menino

Data: de 6 a 31 de agosto

Local: Centro Cultural de Taboão

Gratuito

 

Luthieria e ritmos, sem mistério

 

Paralelamente a isso, serão realizadas duas Oficinas de Percussão, ambas também comandadas por Afonsinho Menino. Na primeira, marcada para dia 21 de agosto, das 10h às 13h, ele dará a Oficina de Confecção de Instrumentos. O foco está nos tambores, como atabaques e bongôs produzidos a partir de materiais tradicionais e alternativos como, por exemplo, tubos de PVC e papelão.

Na Oficina de Ritmos, marcada para dia 28, 10h às 13h, o músico ensinará aos inscritos a execução de temas brasileiros como baião, ciranda e bumba-meu-boi, de forma lúdica e didática, facilitando o aprendizado. Assim, as atividades permitirão um mergulho na própria identidade cultural brasileira e suas múltiplas influências sonoras e técnicas percussivas.

“Não tem mistério. A expectativa é promover uma vivência prática com a participação de todos”, garante Afonsinho Menino.

 

SERVIÇO

Oficina de Percussão, com Afonsinho Menino

Local: Centro Cultural de Taboão

Construção de Instrumentos

Data: 21 de agosto, das 10h às 13h

Oficina de Ritmos

Data: 28 de agosto, das 10h às 13h

 

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454