quinta-feira, 1 de julho de 2010

CAIXA CULTURAL SÃO PAULO APRESENTA PROJETO SONS DAS AMÉRICAS

 

Painel com músicas dos principais compositores do continente americano, dos séculos XX e XXI, com ênfase na música brasileira

 

A Caixa Econômica Federal patrocina série composta por três concertos intitulada Sons das Américas, nos dias 16 a 18 de julho de 2010, na Caixa Cultural São Paulo (Sé) com entrada gratuita. Os programas são constituídos por obras pertencentes às mais variadas naturezas estéticas e técnicas, buscam evidenciar o contraste entre o erudito e o popular, o tradicional e a vanguarda, o simples e o complexo, o rural e o urbano, o drama e a comédia e apresenta os principais compositores do continente americano, dos séculos XX e XXI.

   

“Procuramos abarcar estas diferenças que formam nossa identidade, a riqueza musical Americana,  em programas pensados como caleidoscópios sonoros e também como amostras da diversificada sonoridade contemporânea”, afirma Rosana Civile, pianista do grupo.

 

Os integrantes do Núcleo Hespérides – Música das Américas, por intermédio desta série, esperam apresentar às plateias parte da riqueza musical do nosso continente, contribuir para a compreensão da música do nosso tempo e também abrir espaço para a música que se faz hoje.

 

Núcleo Hespérides – Música das Américas

Fundado em outubro de 2002, com a finalidade de pesquisar, reunir, preservar e divulgar a Música das Américas, mantém acervo documental, estimula a composição e valoriza obras inéditas. Tem se apresentado nas principais salas de concerto do Brasil e gravou o CD Luminamara de Música Contemporânea Brasileira e o CD duplo Retratos de Radamés (patrocínio Petrobras).

 

PROGRAMAÇÃO

 

Concerto I – Sons da Terra, 16 de julho de 2010 às 19 h

Obras de: Antonio Ribeiro, Mozart Camargo Guarnieri, Luciano Gallet, Alberto Ginastera, Carlos Chaves, Silvestre Revueltas, John Beckwith, Charles Ives, Samuel Barber, Lukas Foss, Leonard Bernstein, César Guerra-Peixe, Almeida Prado, Heitor Villa-Lobos.

Com: Adélia Issa (soprano), José Antonio Soares (barítono), Eliane Tokeshi (violino), Ricardo Kubala (viola), Ji Yon Shim (cello), Rosana Civile (piano).

 

Concerto II – Sons do Coração, 17 de julho de 2010 às 18 h

Obras de: George Gershwin, Astor Piazzolla, Ernesto Cordero, Sergio Ortega, Leo Brouwer, David Ward-Steinman, Heitor Villa-Lobos, Marlos Nobre, Cláudio Santoro, Antonio Ribeiro, Aylton Escobar.

Com: Heloisa Petri (soprano), Tiago Pinheiro (tenor), Rogério Wolf (flauta), Edelton Gloeden e Paulo Porto Alegre (violões), Rosana Civile (piano).

  

Concerto III – Sons do Silêncio, 18 de julho de 2010 às 18 h

Apresenta obras performáticas de John Cage e Steve Reich, obras mais tradicionais de Antonio Lauro, Leo Brouwer, Carlos Guastavino, Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Celso Delneri e obras de Antonio Ribeiro para violão e tape, de Javier Alvarez para maraca e tape e de L.C.Csekö para soprano e percussão com efeitos eletrônicos e de iluminação.

Com: Andrea Kaiser (soprano), Maria Lúcia Waldow (mezzo-soprano), Sandro Bodilon (barítono), Paulo Porto Alegre e Daniel Murray (violões), Joaquim Abreu (percussão).

 

 

Sobre os músicos:

ANDREA KAISER

Soprano, diplomada pela Academia de Música de Viena e Mestre pela Universidade de São Paulo (USP).

 

MARIA LUCIA WALDOW.

Mezzo-soprano, atua como solista e camerista em importantes salas brasileiras, com repertório que abrange obras do período barroco ao século XXI.

 

SANDRO BODILON.

Barítono, apresenta-se como solista em óperas e recitais de música de câmara com ênfase na música brasileira.

 

DANIEL MURRAY

Violonista, premiado aos 15 anos de idade no Concours Internacional de Guitarre de Tredéz - Locquemeau (França). Atua como solista e camerista no Brasil e no exterior.

 

JOAQUIM ABREU

Percussionista, diplomado no Conservatório Nacional de Strasbourg. É um dos principais divulgadores da Música Contemporânea Brasileira no país e no exterior.

 

ROGÉRIO WOLF

Flautista. Atua como solista e camerista no Brasil e exterior. Foi primeira flauta da OSESP e da Orquestra Sinfônica Brasileira.

 

HELOISA PETRI

Soprano, com carreira pautada na música antiga e contemporânea, é uma das principais divulgadoras da música vocal brasileira. Integrou o Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo.

 

 

 

TIAGO PINHEIRO

Tenor, especializado em canto na Berklee College of Music. Excursionou, recentemente, com o grupo Vox Brasiliensis pela França, Espanha e Portugal. Atualmente é Regente Titular do Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo.

 

PAULO PORTO ALEGRE

Violonista premiado, arranjador e compositor. Desenvolve intensa atividade como recitalista, camerista e solista no Brasil e no exterior.

 

EDELTON GLOEDEN

Violonista, um dos mais destacados da atualidade. Apresenta-se regularmente nos EUA, Europa e Brasil, em recitais solo, com grupos de câmara e em concertos com orquestras.

 

ROSANA CIVILE

Pianista, atua como camerista, solista e recitalista no Brasil e no exterior. Pianista do Theatro Municipal de São Paulo e idealizadora e presidente do Núcleo Hespérides.

 

ADÉLIA ISSA

Soprano, atuou nas óperas Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi, e Carmen de Bizet, com Plácido Domingo. Foi solista em primeiras audições de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, e no Requiem de Cláudio Santoro, com regência do compositor. 

 

JOSÉ ANTONIO SOARES

Barítono, atua como solista em operas e dedica-se à pesquisa e divulgação da música de câmara canadense.

  

JI YON SHIM

Violoncelista, obteve o Perfectionemen e o Virtuosité pelo Conservatório Superior de Genebra. Doutora pela University of Illinois, EUA. Tem atuado em várias orquestras dos EUA, Japão e Brasil.

 

ELIANE TOKESHI

Violinista premiada, doutora em música pela Northwestern University, Chicago. Atua como solista, realizando destacado trabalho voltado à divulgação do repertório brasileiro e contemporâneo.

 

RICARDO KUBALA

Violista, um dos mais destacados, desenvolve sua carreira como solista e camerista no Brasil e na Europa, com aperfeiçoamento na Orquestra Filarmônica de Berlin. 

 

SERVIÇO:

 

Espetáculo Sons das Américas

Datas: de 16 a 18 de julho de 2010

Horário: sexta-feira às 19h e sábado e domingo, às 18h

Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Grande Salão

Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência)

Capacidade: 100 lugares

Duração: 1h30min

Classificação etária:  Livre

Informações - Tel: (11) 3321-4400

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454