sexta-feira, 16 de julho de 2010

Navalha na Carne, de Plínio Marcos por mais 2 domingos no Studio 184 na Praça Roosevelt

  Peça escrita por Plínio Marcos em três criativas noites de 1967 é a história de Neusa Sueli, Vado e de Veludo. A peça, realista e cruel mostra a vida de uma gente que vive cansada e com raiva, com medo e com vontade, mas que por razões diversas não consegue enxergar o outro como um ser humano nem desvencilhar seu destino das opressões impostas pelos poderosos e pelos que se julgam poderosos.

 A proposta da montagem do Grupo Livre Produção Cultural para essa peça já montada tantas vezes (é uma das peças mais montadas do dramaturgo Plínio Marcos) em excelentes encenações realistas, é partir para  uma estilização da ação corporal, quase como a que encontramos nos quadrinhos de Will Eisner.   O desafio lançado ao elenco pela diretora, Mônica Granndo,  é de buscar referências como o filme “Sin City”, os quadrinistas brasileiros, as tiras em quadrinhos dos jornais e o trabalho de precisão corporal que a dança e a mímica nos proporcionam.

  A critica já classificou esta peça como “um depoimento”, “uma peça missionária”, porque agride e interpela esta sociedade, e hoje, em 2010, ainda encontramos Neusas Sueli,  Vados e Veludos peregrinando, fazendo a vida em nossas ruas de São Paulo, numa realidade não muito diferente e talvez ainda mais crua que aquela do ano de 1967. A atualidade do texto, o universo das obras de Plínio Marcos e estas personagens ainda tão presentes em nossas vidas motiva a construção de um espetáculo com cores fortes, porém gastas, com movimentos desenhados para que, de alguma forma, este texto se reaproxime do público para o qual a violência está tão banalizada que não consegue mais enxergar mais esta realidade.

 O elenco é formado por Rita Brafer, Wanderley Damaceno e Admir Calazans. A assistência de direção é de Rick Conte, cenários e figurinos de Malu Munhoz, sonoplastia de Sérgio Yamamoto e iluminação de Eder Soares.

O Espetáculo fica em cartaz  de 13 de Junho a 25 de Julho, sempre aos domingos as 18h00, no Teatro Studio 184. 

 Serviço: 

NAVALHA NA CARNE

Texto: Plínio Marcos
Direção: Mônica Granndo
Assistência de Direção: Rick Conte
Elenco: Rita Brafer, Wanderley Damaceno, Admir Calazans
Recomendação: 15 anos
Duração: 50 minutos
Local: Teatro Studio 184 (Pça Roosevelt, 184)

Temporada: de 13 de Junho a 25 de Julho
Domingos – 18h00
Telefone: (11) 3259-6940
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (estudantes, classe artística e terceira idade) - Pagamento somente em dinheiro.

Informações: livreproducaocultural@gmail.com

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454