terça-feira, 13 de maio de 2014

Exposição de revistas e suplementos culturais acontece na UFSCar até sexta–feira




Mostra gratuita reúne jornais e revistas publicados entre o final do século XIX e os dias atuais

A Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) e o projeto de extensão Observatório Cidadania Cultura e Cidade, ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizam até a próxima sextafeira, dia 16 de maio, a exposição "Revistas e suplementos culturais: passadopresentefuturo".
A mostra conta com dez exemplares de jornais e reproduções de jornais de São Carlos, 17 periódicos de circulação nacional ou regional e uma seleção de 20 blogs e sites de divulgação e análise cultural. A publicação periódica mais antiga é de 1876, o Almanach Litterario da Cidade de São Paulo. "O material exposto pretende contar a história de como, do século XIX ao século XXI, os diferentes veículos de imprensa trataram e entenderam a cultura e a literatura, e também promover uma reflexão sobre o que, em cada momento histórico, foi valorizado por esses veículos e de que maneira seus projetos editoriais abordaram o assunto", explica Rejane Cristina Rocha, docente do Departamento de Letras e coordenadora da UEIM.
Alguns materiais expostos chamam a atenção. Nos jornais da cidade de São Carlos, no início do século XX, por exemplo, não havia algo como um "suplemento cultural". Poesias, crônicas, resenhas e notas sobre eventos culturais, como saraus, programação de cinema e peças teatrais, aparecem dispersas por todo o jornal. Outro item interessante é a Revista do Brasil, editada pelos escritores Monteiro Lobato e Paulo Prado.
A exposição tem um blog, www.expoueim.wordpress.com, no qual estão sendo postadas, ao longo do período da exposição, informações e referências detalhadas sobre os itens que estão expostos, com o objetivo de divulgar o contexto histórico de publicação de cada item, a importância dessas revistas para o período, quantos números circularam e quais estão disponíveis para consulta no acervo da UEIM.
A visitação pode ser feita de segunda a sextafeira, das 9 às 18 horas, no Auditório da UEIM, que fica no prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. A entrada é gratuita. Mais informações no blog da exposição, www.expoueim.wordpress.com.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454