sexta-feira, 16 de maio de 2014

Exposição defende o olhar das mulheres sobre o futebol brasileiro – As Donas da Bola, no Centro Cultural São Paulo

 

O Centro Cultural São Paulo abre a exposição As Donas da Bola, com curadoria de Diógenes Moura, patrocínio Petrobras e Caixa Econômica Federal, reunindo 11 dos mais representativos nomes da fotografia brasileira: Ana Araújo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Marcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto. A exposição tem um conjunto com 121 imagens, cor/ preto e branco, as quais retratam a presença da mulher e suas relações com a cultura do futebol, esporte tão característico do universo masculino.
As Donas da Bola reúne fotógrafas profissionais com grande experiência no fotojornalismo, seja em trabalhos autorais ou em ensaios, e mostra o lado delas acerca desta tradição, por meio de um modo de ver especial, sensível, de um ponto de vista interior – sem a pretensão de considerá-lo material de consumo. “Essa iniciativa pretende preencher uma lacuna importante ao aplicar a percepção e a consciência social sobre a importância da mulher no futebol enquanto esporte, dentro de uma cultura nacional ainda em formação.”, comenta Diógenes Moura.
Neste sentido, o material produzido e apresentado nesta mostra resulta em um documento fundamental para o entendimento e a compreensão da fotografia, a partir de um olhar feminino sobre o maior fenômeno cultural do Brasil. 
 
Exposição: As Donas da Bola
Fotógrafas: Ana Araújo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Marcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto
Curadoria: Diógenes Moura
Patrocínio: Petrobrás e Caixa Econômica Federal
Abertura: 17 de maio de 2014, sábado, às 16h
Período: 18 de maio a 13 de julho de 2014
Local: Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1.000 – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3397-4002

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454