Em parceria com o Museu do Futebol, o SESC São Caetano inaugura exposição em homenagem ao famoso massagista da seleção brasileira, Mário Américo
O Museu do Futebol - instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizada no estádio do Pacaembu - e o SESC São Caetano apresentam uma exposição que faz parte do projeto "Futebol: Seus Personagens, Suas Histórias", e mostra a trajetória do massagista Mário Américo durante as Copas de 1950 a 1974. Fotos, vídeos e objetos pessoais de personagens da história do futebol contam a história desse craque. A mostra, instalada no Sesc São Caetano, vai até dia 30 de julho, e o acervo é do Centro de Referência do Museu do Futebol.
O futebol é um esporte feito por muitos além dos 11 em campo: são profissionais dedicados exclusivamente a cuidar da saúde e bem-estar físico dos atletas e, embora às vezes sejam apenas coadjuvantes em grandes vitórias, passando longe dos holofotes, fazem parte indiscutível de um grande time. E ninguém mais emblemático que Mário Américo, massagista da Seleção canarinha durante sete campeonatos mundiais, que participou de desafios, derrotas e conquistas de alguns dos maiores jogadores que o Brasil já teve.
A trajetória de Américo é repleta de peculiaridades, sacrifícios e superação, insinuando paralelos com as transformações que o próprio país estava passando. Negro, de origem humilde, teve uma breve passagem pelo boxe antes de entrar para o futebol. Muito além de sua função específica, ele personifica a presença dos muitos anônimos que, apesar de suas contribuições para o sucesso de algumas epopeias, permanecem invisíveis nos registros oficiais.
Serviço
Futebol: Seus Personagens, Suas Histórias
Local: Sesc São Caetano
Endereço: Rua Piauí, 554 - Bairro Santa Paula
Data: de 26/05 a 31/07
Ingressos: Entrada gratuita
Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 7h às 21h30; sextas, das 7h às 19h; e sábados das 8h às 17h30.
Tel.: (11) 4223-8800
Informações: www.sescsp.org.br e www.museudofutebol.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário