sábado, 7 de agosto de 2010

Mostra - Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer

Mostra Brasil-Japão

Exposição na APM relembra Hiroshima e Nagasaki em prol da paz

 

Em 2 de agosto, a Associação Paulista de Medicina abriu a mostra “Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer!”. Sediada na Pinacoteca da APM se estende até 30 de setembro. Conta com 30 pôsteres, imagens, textos informativos e cinco vídeos sobre os lançamentos das bombas atômicas, após o fim da Segunda Guerra Mundial, ocorrido há 65 anos.

 

Todo o material veio do Japão, por intermédio da Associação Médica de Hiroshima, e ficará no Brasil por dois anos, sendo exposto em diferentes cidades. Para Milton Massato Hida, um dos colaboradores do evento, o intuito, além de relembrar as conseqüências da tragédia, é homenagear os sobreviventes que moram no Brasil, incentivar a abolição das armas nucleares e celebrar a paz.

 

Segundo o cônsul-geral adjunto do Japão em São Paulo, Masahiko Kobayashi, a mostra serve como apelo para a realização de um mundo de paz. “Esta é uma forma de orientar a sociedade civil, em especial os jovens, sobre o horror da bomba atômica, que não se resume só ao impacto da explosão e energia térmica. Até hoje há pessoas desenvolvendo doenças por causa dos efeitos tardios”, lamenta Kobayashi, lembrando que o Japão é o único país que sofreu com a bomba e que, por isso, se sente no dever de alertar a população mundial.

 

Em depoimento emocionante, o diretor presidente da Associação Hibakusha Brasil pela Paz (Associação das Vítimas da Bomba Atômica), Takashi Morita, que tinha 21 anos na época, conta como sobreviveu à tragédia. “Para não deixar a radiação entrar no corpo, as pessoas ficavam dias sem comer ou beber nada. Muitas crianças morreram pedindo ‘mamãe, me dá água’, mas essa era a única forma. Foi só assim que consegui sobreviver”, contou Morita, que sofreu queimaduras nas costas por causa da bomba.

 

Curador da exposição, o secretário-geral APM, Ruy Tanigawa, representando também o presidente do Conselho Regional de Medicina, Luiz Alberto Bacheschi, afirma que a mostra ficará exposta em 183 cidades de São Paulo, onde a APM se encontra, além de outras localidades fora do Estado. “Apesar de ser um assunto triste, a história deve ser transmitida, como uma mensagem de paz”.

 

Por fim, o presidente Jorge Carlos Machado Curi, relembra a viagem que fez ao Japão no ano passado, como forma de intercâmbio entre as associações médicas dos dois países. “Hiroshima é o exemplo do que um povo pode fazer mesmo depois de tragédia tão grande. A cidade está reconstruída, inspira paz. Reviver essa história é, portanto, uma maneira de lembrarmos que devemos ter atitudes positivas, como a tolerância e a paciência, a fim de diminuir a violência permanente que nos rodeia”.

 

Na inauguração da mostra na APM, também presentes o secretário especial de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, José Gregori, os presidentes da Associação Médica Brasileira, José Luiz Gomes do Amaral, e da Federação Nacional dos Médicos, Cid Célio Jayme Carvalhaes, além de outros diretores da APM. Os presidentes da Associação Médica de Hiroshima, Shizuteru Usui, e o da Hiroshima Peace Cultura Foundation, Steven Leeper, participaram por videoconferência.

 

A exposição “Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer!” fica aberta todos os dias, das 12h às 21h e tem entrada franca. Podem ser agendadas visitas de alunos do ensino médio e de universitários para participação de uma contextualização histórica e da proposta de feitura dos “tsurus”, pássaros de origami (técnica de dobradura em papel) que incentivam a paz.

 

Mais informações pelo telefone (11) 3188-4304 ou pinacoteca@apm.org.br. 

 

Exposição sobre história da bomba de Hiroshima

Data: Até 30 de setembro de 2010

Horário: 12h às 21h

Visitas agendadas: manhã, tarde e noite.

Local: APM

Endereço: Brigadeiro Luís Antônio, 278 - São Paulo - SP

Informações e inscrições: (11) 3188-4304

E-mail: pinacoteca@apm.org.br

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454