quarta-feira, 11 de agosto de 2010

São Carlos sedia seminário internacional que discute temas como sexualidade e gênero

Evento acontece entre os dias 17 e 18 de agosto, na UFSCar, e aborda questões referentes a orientação sexual e discussões feministas

Entre os dias 17 e 18 de agosto, acontece na UFSCar o "Seminário Internacional Sexualidades, Saberes e Direitos", organizado pelo grupo de pesquisa Corpo, Identidade e Subjetivações, sob coordenação do professor Richard Miskolci, do Departamento de Sociologia da Universidade. O evento discute as diferenças sexuais e de gênero a partir da abordagem das Ciências Humanas e Médicas, as novas perspectivas analíticas não-normativas sobre a cultura, além do desafio de estender as reflexões epistemológicas dos feminismos contemporâneos para além das linhas temáticas e estudos de caso.
No dia 17, a partir das 9 horas, acontece a mesa-redonda "Sexualidades, Normas e Direitos", coordenada pela docente do Departamento de Sociologia Jacqueline Sinhoretto, abordando os direitos humanos, as políticas sociais de combate à discriminação por orientação sexual, de gênero e os desafios contemporâneos. À tarde, a partir das 14 horas, o professor Jorge Leite Jr., do Departamento de Sociologia da UFSCar, coordena a mesa "Saberes, Corpos e Subjetividades", com a proposta de um diálogo crítico entre as ciências humanas, médicas e psicológicas no que refere às questões contemporâneas das relações entre corpo, gêneros, sexualidades e desejos, para além do campo da patologia e das alterações de comportamento.
No dia 18, o evento tem continuidade com o debate "Cultura, Gênero e Sexualidade", coordenado pela professora Miriam Adelman, do Departamento de Sociologia da UFPR, que analisa, por meio de produções culturais, as normas e convenções sociais. Para encerrar o evento, o professor Richard Miskolci coordena a mesa "Desafios Teóricos: Feminismos, Teoria Queer e Interseccionalidades", que pretende apresentar um panorama das discussões feministas contemporâneas, seus diálogos privilegiados e desafios teóricos e metodológicos recentes. A programação pode ser conferida na página eletrônica do grupo de pesquisa Corpo, Identidade e Subjetivações, em www.ufscar.br/cis.
O Seminário Internacional Sexualidades, Saberes e Direitos será transmitido online e ao vivo pelo portal da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSCar) no endereço www.uab.ufscar.br.
O Seminário acontece no Anfiteatro Bento Prado Júnior, localizado na área Norte do campus São Carlos. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local durante o primeiro dia no evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8915 ou e-mail ufscar7@gmail.com.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454